Dicas das Utilidades Terapêuticas da Maçã

A maçã é mesmo uma rainha das frutas. Com tanta valiosas qualidades nutritivas. Ela é indicada para todas as pessoas, especialmente  para indivíduos que sofrem de transtornos de saúde.

Anti-séptico, Feridas e Contusões – Ralar a maça e aplicar no locar afetado. Observação as frutas usadas deve ser sadias, sem nenhuma deterioração.

Artrite – Substituir uma refeição do dia por maçãs de preferência o café da manha (pequeno almoço como diz em Portugal) fazer durante um a dois meses.

Asma  e Bronquite- Fazer uma refeição por maçã assada, comer ainda quente, e outra refeição a maçã crua, por alguns dias. Outra forma é cozer a maça picada em pouca água e mel, deixar cozer até a maçã tiver completamente cozida. Tomar este caldo varias vezes por dia. O chá das flores da maceira também é otimo.

Aterosclerose - Comer maçãs frequentemente e com abundância, ajuda a preveni.

Problema de bexiga – É indicado o abundantemente o suco natural de maçã. Nada dos sucos artificias.

Como Calmante – Fazer o chá da casca da maça e tomar com mel. O chá deve ser morno e nada de açúcar.

Problemas Cardíaco – É indicado tomar o xarope de maçã. Como fazer: cozinhar a maçã com mel até ficar uma calda, deve levar uns 40 minutos. E tomar varias vezes por dia.

Cárie Dentária - Para preveni cárie recomenda comer com  frequência, e substitui uma refeição de vez em quando.

Cálculos Renais e Vesículas – Tomar suco natural de maçã três vezes ao dia.

Catarro – Cozinhar maçã picada, colocar pouca água e mel, deixar ficar uma calda. Tomar este caldo quente, varias vezes por dia.

Cólera – Cozer bem a maçã até ficar um caldo, e tomar este caldo varias vezes ao dia. Também comer maçãs cruas e cozida.

Colite -Tomar suco natural de maças com frequência. Ainda recomenda-se fazer um dia por semana, uma refeição exclusiva de maçã.

Conjuntivite, Inflamações dos Olhos- Lavar os olhos de duas a três vezes por dia com o suco de maçã, usa um algodão molhado. Pode-se fazer cataplasmas  com a maçã ralada.

Constipação Intestinal, Prisão de Ventre – Comer maçãs com a casca deve ser acompanhada com mamão, mel e pão integral. As frutas deve ser bem lavada. Comer também as sementes da maçã e mamão, mas deve ser bem mastigada.

Convulsões - Recomenda-se fazer uma dieta com maça um a dois dias por semana.

Depurativo ou Desintoxicar – Fazer refeição exclusiva de maçã de um a dois dias por semana, durante uns dois meses.

Dermatoses e Problema de Pele – Substituir uma refeição (de preferência o café da manhã). de um a dois dias na semana por um período de dois a três meses.

Diabete - Recomenda-se substituir uma refeição por maçã de um a dois dias por semana. Mas antes de tomar esta decisão procura orientação do seu medico.

Diarreia, Desenteria  – Cozinhar maçãs e tomar o caldo. Fazer uma refeição com maçãs assada ou crua.

Dores de Garganta – Fazer gargarejo com suco morno de maçã. Também é bom fazer uma refeição exclusiva com maçã.

Stress, Esgotamento nervoso - Comer maçãs com maior frequência, e de preferência fazer uma refeição só com maçãs.

Febre – Tomar bastante suco natural de maçã. Também é muito bom o xarope de maçã. Modo de fazer o xarope: Cozinhar o suco de maçã com mel de abelha e deixar apurar bem, leva uns 40 minutos.

Flatulência – Comer de uma a três maçãs com casca por dia durante uma semana ou mais. Se comer com casca deve lavar muito bem a maçã e mastigar bem ou ralada.

Gota, Reumatismo – Substitui uma refeição do dia por maçãs, melhor opção o café da manhã, por uns dois meses.

Gravidez – Bom tomar suco natural de maçã.

Hemorróidas – Comer maçãs com muita frequência.

Perda de peso, Obesidade – Recomenda fazer refeições exclusiva com maçãs de um a três de por semana. De preferência o jantar.

Pneumonia, Refreados, Tosse, Sinusite e Rouquidão – Fazer uma refeição com maçã assada, quente com  torradas; e outra refeição com maçã crua. Por vários dias. Uma outra forma é cozer maça picada com pouca água e acompanhada com mel, tomar este caldo varias vezes no dia. O chá das flores da macieira, tomar morno. Comer maça ralada com mel.

As maçã é uma das árvores mais antigas, pertencente da família Rosáceas, e é originarias da Ásia. E era uma das frutas preferidas dos Gregos e os Romanos. E foram os romanos que trouxeram a maçã para a Inglaterra, depois os ingleses introduziram na América, principalmente no Brasil, a Região Sul é um estado de grande produtor de maçãs. Hoje a China é o maior produtor mundial. Depois vem os Estados Unidos, Turquia, Itália e Polónia. Existem mais de 7000 espécies cultivada em todo mundo. As mais comuns são: Royal Gala, Fugi, Red e Golden Delicious.

Maçãs porque razão devemos comer-las?

As maçãs pode ser aproveitada por inteira. A sua maior concentração de vitamina C esta na casca, e esta parte que é desperdiçada pela maioria das pessoas. Rica em vitaminas (A, B1, B2, C e E). e sais minerais tais como: cálcio, cobre, ferro, fosforo, magnésio e potássio. E ainda é rica em fibras, solúvel e insolúvel e mais dois terços desta fibras e antioxidante também esta na casca, é mais um motivo para comer a maçã com a casca. E contém fotoquímico como: os fenólicos, betacaroteno,  flavonóides, incluindo quercetina e floridzina (os quais tem um papel importante no combate ao câncer e doença cardíaca.

Qualidades Alimentares e Indicações Terapêutica

  • Artrite
  • Acido úrico
  • Câncer do cólon
  • Cálculos renais e vesícula
  • Asma
  • Bronquite
  • Catarro
  • Depurativo do sangue
  • Diarreia (principalmente em criança)
  • Diabetes
  • Distúrbio intestinal
  • Dores menstruais
  • Enfarte (na prevenção)
  • Excesso de colesterol
  • Feridas e machucados
  • Gota
  • Hipertensão arterial
  • Inflamações de garganta
  • Inflamações nos olhos
  • Melhora a digestão
  • Perda de peso
  • Reumatismo
  • Saúde cardíaca
  • Saúde cerebral
  • Tabagismo

Acido úrico - A maçã contem sais alcalinos e ao tanino ( um antioxidante que tem a função de inibir determinadas enzima, isto graça o seu teor de proteínas enzimática)

Câncer do cólon  – Um estudo sobre células de câncer do cólon, os flafonóides associados às maçãs como inibidora o crescimento e proliferação das células cancerígenas.

Cálculos Renais e de Vesícula - O suco de maçã também tem um papel fundamental no combate as cálculos renais, de vesícula, caso de febres, inflamações na bexiga e do aparelho urinário e transtorno da gravidez.

Colesterol – Sua fibra possui propriedades que ajuda eliminar o má colesterol.

Combate ao Reumatismos  e Gota – Indicado comer 100g de maçã pode dia, de preferência pela manha o corpo absorve com mais eficácia.

Dores Reumáticas - Cozinhar bem a maçã e depois fazer tipo geleia, em seguida aplicar no local afetado. Pode fazer massagem ou fazer cataplasma com auxilio de uma atadura.

Diabetes – Experiência mostraram que diabéticos que consumiam maçãs tinham níveis de glicose menores, devido ao conteúdo de fibra solúvel das mesma.

Diarreia – A maçã eficaz na diarreia isto porque suas vitaminas, acido malico, o tanino, os fermentos e a pectina colaboram para isto.

Distúrbio intestinais – Por ser rica em fibra possui propriedades reguladores do intestino, e é indicado comer crua ou cozida e preferencial em jejum.

Depurativo do sangue – O seu conteúdo com acido malico e pectina auxilia na eliminação das toxinas e detritos provenientes do metabolismo.

Feridas e machucados – Aplicar maça ralada  no local afetado.

Inflamações na garganta – Uma dieta de maçã acompanhada de gargarejos de suco ou caldo de maça. O caldo quente melhora o rouquidão.

Inflamações nos olhos – Lavar os olhos duas vezes por dia com o algodão molhado com suco de maça. Em alguns países usam as maçãs bem madura em forma de cataplasma nos casos de inflamações. A polpa pode ser aplicada diretamente nos olhos bem fechados deixando de uma a duas horas.

Mau hálito - A maça desinfecta a boca, ela é considerado com uma escova natural dos dentes, ao morder uma maçã elimina até 80% das bactérias existente na boca.

Nas vias respiratória – O caldo ou suco natural de maça ajuda a eliminar catarro. E maça assada ou crua é indicado nos casos de asma, bronquite e tuberculose.

Perda de peso – Uma pesquisa feita na Universidade Estadual do Rio de Janeiro revelou que mulheres com excesso de peso que incluíram três maças por dia na sua alimentação pobre em gorduras perderam mais peso do que as mulheres que não incluíram.

Saúde cardíaca – É indica duas maçãs por dia pode ajudar e manter problemas cardíaco. Pesquisadores descobriram que cada dez grama de fibras consumida reduz cerca de 14% na doença cardíaca. Outros pesquisadores acompanharam homens com o risco desta doença durante cinco anos. Descobriram que os antioxidantes e flavonóides existente na casca da maçã contribui para a diminuição do risco de desenvolver este problema cardíaco.

Saúde cerebral – A maçã é um alimento excelente para atividades do cérebro, por uma simples razão é rico em ácido fosfórico, sendo facilmente digerível. Estudos revelaram o habito de comer maçã e seus derivados pode proteger contra perda de memória. O suco de maçã concentrado previne um aumento de danos por oxidação dos tecidos cerebrais.

Não é de admirar que a maçã recebe o nome de rainha das frutas, ela tem tanto benefícios para a saúde que certos medico disse frases como estas: ” Comer uma maçã pode dia faz o medico mendigar pelo seu pão” ou “Uma maçã pode mantém o medico distante.”

Forma de Utilização da maçã:

A maçã pode ser consumida de diversas maneiras: Crua, assada, suco, caldo, doce, geleia, compota, bolos, tartes, pudins, crepes, vinagre e muito mais. Bem é quase infinito a utilização  da maçã.

Fontes de pesquisas:

O Poder Curativos dos Alimentos: Michael T. Murray
Guia dos alimentos e vegetais
:
Jean-Claude Rodet
Viva Melhor: Antonio J. Leal Chaves



fonte: http://ritasousa.net/page/3

Comments