Alimentação‎ > ‎Artigos e Estudos‎ > ‎

Ajudem a mudar - corante natural carmim

Pessoal,

Minha esposa e eu a algum tempo estamos questionando algumas empresas que produzem alguns tipos de alimentos como "danoninhos" e outros como chocolates, que utilizam corante natural carmim na formulação. Apenas gostaríamos de uma resposta de onde o retiram e qual a procedência, mas não tivemos retorno eficaz.

Sou vegetariano a anos, e isso não exclui insetos, ou seja, como vegetariano não como nenhum tipo de animal incluindo insetos, e o corante utilizado pela maioria é justamente derivado da morte de mais ou menos 70 mil insetos para se produzir meros meio kg de corante. Questionei não na intenção de prejudicar nem criticar, não julgo até porque não sou dono da razão, mas não entendo o porque não se pode utilizar algum corante natural de plantas ao invés de sangue de insetos para se produzir esse corante.

Para quem não conhece, segue resumo abaixo sobre o corante. O que venho a pedir, é que ajudem a questionar as empresas sobre esse corante e a possibilidade de mudar para um que seja natural, e opções existem muitas como sabemos. Aqueles entre vocês que sejam vegetarianos ou que queiram ajudar, questionem e divulguem a respeito, quem sabe não mudamos esse quadro e eu possa voltar a apreciar alguns chocolates e danones que realmente gosto do sabor mas não consumo por não concordar com a morte alheia, leiam os ingredientes na hora de comprar alimentos, irão se surpreender... e outra coisa, é meio estranho comer esse corante natural carmim e pensar em sangue,
sei lá, é como comer um pernelongo...rs

Cochonilha refere-se tanto ao corante cor carmim
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Carmim>  utilizado em tintas
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Tinta> , cosméticos
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Cosm%C3%A9tico>  e como aditivo alimentar
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Aditivo_alimentar> , quanto ao pequeno inseto
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Inseto>  (Dactylopius coccus) de onde este é extraído.

Usos

O corante de cor vermelho-escura é utilizado em larga escala pela indústria cosmética e alimentícia, emprestando sua cor a biscoitos, geléias, sobremesas, sendo também utilizado em medicamentos e roupas, normalmente especificado como "Corante natural carmim de Cochonilha", C.I. 75470 ou E120 <http://pt.wikipedia.org/wiki/E120>  nas composições dos produtos.

Questões Éticas

Organizações de defesa dos direitos dos animais <http://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_dos_animais>  e pessoas adeptas do veganismo <http://pt.wikipedia.org/wiki/Veganismo>  criticam a prática de obtenção do corante a partir do inseto cochonilha. Tais grupos alegam que é
antiético, cruel e fútil o fato de matar milhões de animais para tal finalidade—é necessário matar cerca de setenta mil insetos para se conseguir cerca de meio quilo de corante. Veganos frequentemente realizam campanhas para divulgar o processo de fabricação do corante carmim, além de promover o boicote aos produtos que o contêm.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cochonilha
Comments