Alimentação‎ > ‎Artigos e Estudos‎ > ‎

Estudo sobre lactose e kefir

ESTUDOS CIENTIFICOS DA LACTOSE E O KEFIR

Postado em 31/5/2009 em 02:46 PM

>

Notícia da Universidade de Estado de Ohio

Para adultos intolerantes á lactose, beber leite fermentado elimina qualquer sintoma ou reduz drasticamente a intolerância da lactose. Os pesquisadores pensam que micróbios neste leite fermentado – chamado de kefir – possuem a enzima que é necessária para digerir a lactose. O Kefir é uma alternativa levemente mais cara, que o leite.

Ele contém uma multidão de bactéria que se sabe que quebram a lactose no aparelho digestivo. "Muitas reivindicações de saúde existem para kefir, incluindo o realce do sistema imune e saúde digestiva melhorada, particularmente com referência a digestão de lactose”, disse Steven Hertzler, um co-autor de estudo e um professor assistente de medicina dietética na Universidade do Estado de Ohio. "Quisemos descobrir se o kefir melhoraria adigestão da lactose. A pesquisa mostrou que sim”.

O estudo aparece no Diário da Associação Americana de Dietética de maio de 2003. O Hertzler conduziu o estudo com Shannon Clancy, um nutricionista clínico no Hospital de Toledo em Toledo, Ohio.

O gosto de Kefir é levemente ácido e tem a consistência de iogurte líquido. Para fabricar o kefir, produtores adicionam cachos de carboidrato rígido – grãos de kefir – que contem bactérias saudáveis e são deixados para fermentar no leite. Os grãos são coados enquanto as culturas vivas permanecem.

Os pesquisadores pediram que 15 adultos consumissem cinco alimentos de prova: leite a dois por cento; kefir simples; kefir framboesa-temperado; iogurte simples; e iogurte framboesa-temperado. Cada alimento foi comido depois um período de 12 horas de jejum e seguido por uma série de provas de hidrogênio de respiração a cada hora por oito horas.

Aos participantes foi pedido para registrar qualquer sintoma de intolerância de lactose oito horas depois de comer cada alimento. Os estudos passados por outros cientistas mostraram que comer produtos fermentados, tais como iogurte, melhora a digestão da lactose. Os participantes no estudo atual informaram pouco ou nenhum sintoma associado com intolerância de lactose depois de comer ambos tipos de iogurtes e kefir. A flatulência foi o sintoma mais informado, que foi reduzida bebendo kefir, comparado com leite. Os níveis de hidrogênio de respiração eram também significativamente mais baixos depois de consumir kefir temperado que depois de beber leite. A flatulência é a maior queixa entre pessoas lactose - intolerantes, disse Hertzler, o hidrogênio na respiração é indicativo de gás excessivo no aparelho digestivo. Enquanto é sabido que pessoas intolerantes á lactose podem tolerar iogurte – contém bactérias saudáveis que quebram a lactose – há pouca informação científica sobre os benefícios potenciais de kefir.

O Kefir pode ser uma melhor opção ao iogurte para algumas pessoas  Intolerantes á lactose, disse Hertzler, acrescentado a isso, como o iogurte, o kefir é uma boa fonte decálcio, potássio e proteína.

"Tanto o kefir como os iogurtes melhoram a digestão de lactose simplesmente porque algumas células bacterianas abandonam seu habitat na área intestinal, liberam suas enzimas e digerem a lactose”, Hertzler disse. “O kefir tem microrganismos adicionais que podem ser capazes de colonizar os intestinos e promover benefícios á saúde para proteger o intestino contra as bactérias que causam doenças”. Hertzler disse que espera conduzir mais estudos para explorar o potencial do kefir para melhorar a saúde. Este estudo foi financiado por uma concessão de Alimentos a Lifeway, Inc.

Hertzler não tem nenhuma conexão financeira com a Alimentos Lifeway, Inc.

Comments