Alimentação‎ > ‎Artigos e Estudos‎ > ‎

O que um frugivoro come?

Gostei muito deste texto, muito bem escrito, por isso compartilho no site, com fonte abaixo claro!
___

Já sabemos o que um onívoro come e o que um vegetariano come, mas e um frugívoro?
Muitas vezes o frugivorismo, pode parecer radical ou chato, mas isso apenas acontece quando não se conhece ou se tem opção de frutas. Quanto mais interessado você estiver melhor serão suas descobertas, e tendo um pouquinho de dinheiro para algumas experiencias culinárias você se divertirá muito e conhecerá milhares de sabores, texturas e sonhos.

Muitas pessoas perguntam; Você não se cansa de comer só frutas?
 Porque se cansar de comer frutas? Você esta cansado de comer arroz e feijão? A maioria das pessoas no país come arroz e feijão pelo menos uma vez por dia e a maioria come todos dias o ano inteiro.
 Já frutas são variáveis o ano inteiro, a cada dois meses mais ou menos aparece uma nova fruta nas feiras e desaparece uma antiga, que só veremos no ano seguinte. Frutas doces, azedas, amarelas, vermelhas, rosas, laranjas, frutas são tão suculentas, simples e você nunca comerá duas frutas iguais, cada uma é única assim como você, mas ainda que seja única lembra algo familiar.
 Acredito que essa necessidade de mudar o cardápio como as pessoas na alimentação padrão tentam fazer, é mais que suprida pelas frutas, quem sabe até essa necessidade seja uma amostra de que na natureza realmente sejamos frugívoros e por conta disso desejemos mudar nosso cardápio de tempos em tempos. Até mesmo para suprir certas vitaminas e minerais.

Sinto falta do salgado, você não sente falta daquela refeição salgadinha?
Não, porque eu tenho essa refeição sempre que desejo. Varias teorias afirmam que as pessoas começaram a comer comida cozida como método para conservar os alimentos por mais tempo, como por exemplo quando eles iam viajar fosse á pé ou de barco, o sal é usado para conservar alimentos crus, também com o mesmo objetivo.
 Mas quando cozinhamos os alimentos o que acontece? Eles perdem o sabor deles! Quem já tentou comer comida cozida sem sal e temperos? É horrível, insipido, é o tipo de coisa que causa um desprazer gigantesco que acaba com nossa fome. É na maior parte do tempo chato e irritando, principalmente se tais alimentos são grãos.
 Agora alimentos crus possuem um sabor muito mais acentuado, e diversos deles pareceram bastante salgados assim que seu paladar não estiver mais viciado em condimentos, alguns deles são tomates e salsão. O alimento por ser cru possui não só vitaminas e minerais como um sabor real, existem diversas folhas comestíveis além do clássico alface que são salgadinhas e por isso não necessitam do sal ou mesmo de condimentos.

Você não enjoa de comer banana?
Voltamos ao clássico, você não enjoa de comer arroz e feijão? Ou chocolate? Bananas são tão gostosas pra mim como chocolates são para você, e além de gostosas elas podem ser usadas em milhares de receitas. Você não enjoa de tomar suplementos alimentares e remédios? Então porque eu iria enjoar que consumir algo delicioso ao meu paladar e que enche meu corpo de prazer e nutrientes?


Mas eu odeio banana (ou a fruta que seja).
Existem duas coisas a se analizar quando se fala em não gostar de determinada fruta.
Primeiro ninguém tem que gostar de tudo, até porque com as milhares de frutas que existem e todas diferenças entre elas, sempre existirão as nossas preferidas e algumas que não descem garganta abaixo de jeito nenhum isso é normal.
Segundo muitas vezes você pode não gostar da fruta porque a consumiu de forma inadquada; antes dela amadurecer, existem milhares de combinações e ainda que talvez você não gosto do sabor de certa fruta madura pura, existe grande chances de você gostar de receitas em que ela vá em menor quantidade ou misturada com outras frutas.

Um comidinha quente no frio é fundamental.
Quem foi que disse essa bobagem? Como você pode acreditar?
No frio mais do que nunca que precisamos de frutas e vegetais, que possuem vitaminas e minerais que tornarão nosso corpo mais forte e resistente as mudanças bruscas do tempo. Um coisa que sempre reparo é que no inverno se ouve falar mais de gripe, doenças e ganho de peso que que no verão isso, porque as pessoas associam que a temperatura do alimento que elas estão comendo terá algum efeito nutritivo em seus corpos, grande engano.
Algumas pessoas também se enganam falando que alimentos crus não aquecem o corpo como os cozidos, a questão é que não é o que comemos que regula nossa temperatura corporal, mas sim nosso próprio corpo, é lógico que se você come duas coxinhas, um prato de macarrão cheio de calorias e uma coca-cola quando come cozido e apenas três bananas e duas folhas de alface quando come cru, seu corpo terá menos calorias para gastar no seu aquecimento.
Quando mais frutas e alimentos crus você come, mais seu corpo se esquentará.

Sempre que como frutas eu passo mau.
Uma coisa a se perguntar é quando você come frutas? Se você come-as depois de uma refeição rica em gorduras provavelmente você vai passar mau, o ideal é come-las logo no começo do dia, evitar combinações indigestas, se você já sofre por indigestão e manter um intervalo de três à cinco horas entre a refeição de uma fruta cítrica e outra doce. Caso você consuma alimentos cozidos apenas tente seguir algumas regras simples ao consumir suas frutas e veja que o problema não eram elas, mas as outras coisas que você colocava no corpo antes delas.
Siga seu coração e leve suas frutas para onde for.

Um frugívoro só come frutas?
Não, mas a maior parte das calorias dele vem de frutas, principalmente as com pouca gordura.
Também consome, vegetais, hortaliças e tudo o mais que fizer bem ao seu corpo e alma.

Não é muito caro ser frugívoro?
Eu já gastei uma grana com frutas, agora estou gastando menos, como? Comprando por caixa na maioria – que se entenda não todas, das vezes sai mais barato. Não apenas isso deve ser levado em conta, se você tem um quintal grande, ou espaço onde bate sol, você pode plantar bananas, alfaces, tomates, laranjas e o que mais sua imaginação e paladar desejarem, sempre é bom pesquisar qual a melhor época do ano para plantar cada coisa na sua região.

Mas afinal o que um frugívoro come?
Banana, caqui, mexerica, abacaxi, manga, abacate, jaca, morango kiwi, ameixa, caju, carambola, figo, tâmaras, cereja, amora, goiaba, lichia, maçã, melão, melancia, laranja, mamão, uva, pêssego, pera, pitanga, sapoti, atemoya, damasco e muitas outras frutas...


Paz e frutas!




fonte: http://rahsandara.blogspot.com/2011/06/o-que-um-frugivoro-come.html
Comments