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Probioticos e Prebioticos

Para sanar algumas duvidas de varias pessoas...

Recomendo o uso para quem consume leite diariamente, de Kefir como Probiotico (pode ser encontrado gratuitamente no site
www.terraadouradabrasil.com.br) e para quem não consome leite diariamente, missô (compro normalmente da marca Daimaru, por ser fermentação natural).

Outro alimento funcional (não sei se entra nessa classificação de pro ou prebiotico, mas é fermentado, o Pu-erh, ou chá vermelho), muito bom.

Não esqueçam, equilíbrio na alimentação é fundamental, tudo em excesso prejudica! até água se beber demais morre afogado!.rs

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Probióticos e Prebióticos
Saúde & Qualidade de Vida - Saúde & Nutrição

Na Ciência da Nutrição as novidades sobre a alimentação são contínuas.
Felizmente, cada vez mais, alimentos que desempenham funções benéficas ao
organismo humano são descobertos, na maioria das vezes exercendo funções
como prevenção de doenças e riscos minimizados, proteção de órgãos e
tecidos, manutenção das reações básicas, entre outros.

Esses alimentos são denominados “alimentos funcionais”. De acordo com a
ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária - propriedade funcional é
aquela relativa ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou não
nutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções
normais do organismo humano. Entre esses alimentos estão os probióticos e os
prebióticos.

O termo probiótico deriva do grego e significa “pró-vida”, sendo o antônimo
de antibiótico, que significa “contra a vida”. O termo probiótico foi
definido inicialmente como: “organismos vivos que quando ingeridos exercem
efeito benéfico no balanço da flora bacteriana intestinal do hospedeiro” e
ampliado posteriormente para: “organismos vivos que quando ingeridos em
determinado número exercem efeitos benéficos para a saúde”. A definição
atual é a seguinte: "suplemento alimentar microbiano vivo, que afeta de
forma benéfica seu receptor, através da melhoria do balanço microbiano
intestinal".

Os probióticos são bactérias que produzem efeitos benéficos no hospedeiro,
usados para prevenir e tratar doenças como promotores de crescimento e como
imunoestimulantes.

Vários microorganismos são usados como probióticos, entre eles bactérias
ácido-lácticas, bactérias não ácido lácticas e leveduras. As mais conhecidas
bactérias que exercem as funções no organismo são as Bifidobacterium e
Lactobacillus, em especial Lactobacillus acidophillus.

Os probióticos exercem as seguintes funções no organismo:

·         Aumentam de maneira significativa o valor nutritivo e terapêutico
dos alimentos, pois ocorre um aumento dos níveis de vitaminas do complexo B
e aminoácidos. Absorção acrescida de cálcio e ferro;

·         Fortalecem o sistema imunológico, através de uma maior produção de
células protetoras;

·         Possuem efeito funcional benéfico no organismo, equilibrando a
flora intestinal, atuando no controle do colesterol e na redução do risco de
câncer;

·         Possuem uma particular importância para os indivíduos com
intolerância à lactose, devido ao aumento de uma enzima que facilita a
digestão da lactose.

Segundo estudos recentes, além destas funções os probióticos também auxiliam
no reforço do sistema imunológico, ajudando o organismo a criar defesas
contra bactérias e microorganismos indesejáveis.

Além das propriedades mencionadas, os probióticos devem ser inócuos,
manter-se viáveis por longo tempo durante a estocagem e transporte, tolerar
o baixo pH do suco gástrico e resistir à ação da bile e das secreções
pancreática e intestinal; não transportar genes transmissores de resistência
a antibióticos e possuir propriedades anti-mutagênicas e anticarcinogênicas,
assim como resistir a fagos e ao oxigênio. Os probióticos normalmente têm
pouco tempo de duração e, por isso mesmo, devem ser mantidos bem
refrigerados. Ao serem ingeridos através dos alimentos, vão para o intestino
e ali somam-se à flora já existente, sem se fixarem, equilibrando-a e, com
isso, auxiliando no trabalho de absorção dos nutrientes.

Os probióticos podem ser componentes de alimentos industrializados presentes
no mercado, como leites fermentados, iogurte, ou podem ser encontrados na
forma de pó ou cápsulas. Os leites fermentados são o principal exemplo de
fonte de probióticos. Mas é preciso manter uma espécie de ritual de ingestão
diária destas substâncias para que os efeitos desejados se comprovem.

O termo prebiótico é utilizado, a diferença de probiótico, para designar
ingredientes alimentares não digeríveis que beneficiam o hospedeiro por
estimular seletivamente o crescimento e/ou a atividade de uma ou um número
limitado de espécies bacterianas no cólon.

Os alimentos prebióticos são alguns tipos de fibras alimentares, ou seja,
carboidratos não digeríveis pelo nosso corpo, possuindo desta forma uma
configuração molecular que os torna resistentes à ação de enzimas.

Os prebióticos apresentam as seguintes funções:

·         Ajudam na manutenção da flora intestinal;

·         Estimulam a motilidade intestinal (trânsito intestinal);

·         Contribuem com a consistência normal das fezes, prevenindo assim a
diarréia e a constipação intestinal por alterarem a microflora colônica
propiciando uma microflora saudável;

·         Colaboram para que somente sejam absorvidas pelo intestino as
substâncias necessárias, eliminando assim o excesso de glicose (açúcar) e
colesterol, favorecendo, então a diminuição do colesterol e triglicérides
totais no sangue;

·         Possui efeito bifidogênico, isto é, estimulam o crescimento das
bifidobactérias. Essas bactérias suprimem a atividade de outras bactérias
que são putrefativas, que podem formar substâncias tóxicas.

Exemplos de prebióticos são: frutoologosacarídeos (FOS) e a inulina. Os FOS
são obtidos a partir da hidrólise da inulina. Os frutooligosacarídeos estão
presentes em alimentos de origem vegetal, como cebola, alho, tomate, banana,
cevada, aveia, trigo, mel e cerveja. A inulina é um polímero de glicose
extraído principalmente da raiz da chicória, é encontrada também no alho,
cebola, aspargos e alcachofra. A inulina extraída da chicória é produzida
comercialmente e pode ser consumida por diabéticos como substituto do açúcar
por conter de 1 a 2 kcal/g.

Os prebióticos e probióticos têm essas funções e o consumo destes alimentos
deve ser estimulado. Os dois podem ser encontrados em alimentos e também em
medicamentos. Porém, é primordial consultar um especialista para saber
exatamente quais as melhores fontes destas substâncias. No entanto, é
importante saber que uma vida saudável está relacionada não somente com os
alimentos que são ingeridos, mas também com o estilo de vida, a
hereditariedade, influência do meio ambiente e atividade física. Assim, é
fundamental perceber que uma boa saúde não depende somente de alimentos
funcionais e sim de vários fatores que juntos proporcionam uma vida
saudável.

fonte: http://www.rgnutri.com.br/sqv/saude/pdm.php
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