Propriedades da Manga



Novembro, época de mangas no Brasil!

Fruta deliciosa, veio da India, região de Gobi a muito tempo atrás, e se adaptou muito bem por vários locais.


Vamos para algumas propriedades:

A manga é rica em vitaminas A, B, C, cálcio, fósforo, ferro, carboidratos e potássio.

* anticatarral;
* combate a falta da vitamina C;
* depurativa do sangue;
* "refrescante", tem a propriedade de fazer suar;
* digestiva;
* combate a acidez estomacal

O caroço da manga, seco, esmagado e cozido, pode ser usado contra vermes e parasitas.

As folhas da mangueira, em forma de chá, combatem a bronquite e alguns tipos de males da boca.

As cascas, após cozidas, servem para tratar:

* cólicas hemorrágicas;
* males renais, gástricos, pulmonares e intestinais;
* inflamações catarrais;
* corrimento vaginal;
* gonorréia;
* varizes

De acordo com a medicina ayurvédica:

"A manga é doce, ácida, com uma energia ligeiramente quente e um efeito pós digestivo doce. É indicada para Vata e Kapha devendo ser consumida com moderação por Pitta. A manga é emoliente, diurética, adstringente e refrescante. É boa para a digestão fraca ou nervosa. Dá vitalidade e é uma das frutas mais revigorantes. A pele da manga é um bom adstringente para a diarréia, disenteria e hemorróidas. Verdes, são base para os chutneys ayurvédicos."
(fonte: http://saladeayurveda.blogspot.com/2009/03/as-frutas-na-alimentacao-a... ca.html)


De acordo com a medicina natural:

Fruto da mangueira, árvore frondosa da família das Anacardiáceas originária do Sul da Ásia, hoje cultivada em toda os países tropicais e subtropicais- apresenta uma polpa carnosa, algumas vezes fibrosa, amarela em diversos tons, rica em terebintina, um óleo-resina, e de agradável paladar ao natural ou sob forma de compotas, marmeladas, geléias e refrescos.As mais conhecidas variedades, que apresentam diferenças no tamanho, na forma , no colorido e no sabor, são as seguintes: Manga-espada- Alongada. Achatada dos lados. Permanece verdolenga mesmo após a maturação.Manga -rosa - Arredonda. Lindo colorido amarelo, matizado de rosa. Tamanho variável segundo a região produtora.Manga-bourbon - Mais ou menos esférica. Verde-amarelada.Manga-família- Mais ou menos esférica. Verde- amarelada.Manga-favo-de-mel- Alonga. Intensa coloração amarela. Muito doce.Manga-carlotina - Pequena. Arredondada. Amarelo-esverdeada, com pintinhas escuras,Alto teor de vitaminas C.Manga-coração-de-boi - Como o nome indica, apresenta-se sob a forma de um coração.A manga é uma fruta saborosa e nutritiva, hoje nativa em certas regiões do Brasil.


Utilidades Medicinais

Anemia - A manga pode ser incluída na dieta dos anêmicos, junto com alimentos que contenham ferro.
Asma - Chá das folhas tenras da mangueira. Tomar morno, com mel.
Diarréia - Tomar o chá dos ramos tenros.
Digestão/Dispepsia , distúrbios da - Fazer uma ou mais refeições só de manga.
Diurese - Comer mangas ou tomar o suco.
Respiratórias, doenças das vias - Xarope de manga: cozinhar o suco natural de manga com mel, até ficar reduzido à metade. Tomar uma colher de sopa de hora em hora.
Sarna - Cataplasma com a goma-resina que se extrai do tronco.
Verminoses - Preparar um decocto dos brotos dos ramos e da amêndoa das sementes, bem triturados, e tomar, em jejum, na dose de uma x´cara de chá, juntamente com suco de limão.

fonte: fonte: http://www.agrobyte.com.br/frutas_med.htm


De acordo com a medicina chinesa

Ofer­ece uma ener­gia de res­fri­a­mento, ou seja, energa yin. A tônica feita é con­hecida como yin tônica, usada para tratar o san­gra­mento nas gen­gi­vas, ane­mia, tosse, constipação, náuseas, febre e a má digestão.


Algumas pesquisas interessantes:

"Pesquisadores da Texas AgriLife Research descobriram recentemente uma importante propriedade especial da manga: ela é capaz de prevenir e deter algumas células de câncer de mama e do cólon. Eles chegaram a esse resultado após analisar as cinco variedades mais comuns nos EUA: Kent, Francine, Ataulfo, Tommy/Atkins e Haden. O estudo foi liderado pela dra. Susanne Talcott e pelo seu marido, o dr. Steve Talcott.

Com um poder antioxidante bem menor do que outros alimentos (como o açaí e a romã), muitos poderiam não dar muita importância para a manga. “Ela tem uma capacidade antioxidante por volta de quatro a cinco vezes menor do que uma uva média para vinho, e mesmo assim se mantém muito eficaz na atividade anticâncer. Se você olhar para ela do ponto de vista fisiológico e nutricional, levando tudo em consideração, ela estaria no alto do ranking de supercomidas”, diz a pesquisadora. “Seria bom incluí-la na dieta regular”, completa.

Os Talcotts testaram extratos de polifenol (substância natural das plantas associada à boa saúde) da manga in vitro em células cancerosas do cólon, da mama, dos pulmões, de leucemia e da próstata. Foi obtido algum resultado com a leucemia e os cânceres de próstata e de pulmão, mas a manga foi mais efetiva nos tipos mais comuns de câncer de mama e do cólon.

E o melhor: os doutores testaram a manga também nas células normais do cólon, e estas não foram detidas pelo polifenol. Significa que esse importante alimento pode ser usado sem medo de que as células boas sejam danificadas. “Essa é uma observação geral para qualquer agente natural: eles visam apenas as células cancerígenas, não mexendo com as saudáveis, ou pelo menos as deixando em concentrações razoáveis”, explicou a dra. Talcott.

Os cientistas avaliaram os polifenóis e, mais especificamente, os gallotannins, como sendo a classe de compostos bioativos responsáveis por prevenir ou deter células cancerosas. Tannins são polifenóis que são frequentemente amargos ou secos, e encontrados em sementes de uva, no vinho e no chá.

O estudo constatou que o ciclo celular foi interrompido. Isso é fundamental, diz Suzanne Talcott, pois indica um possível mecanismo de como as células cancerosas são prevenidas ou impedidas.

O próximo passo seria testar a descoberta em humanos, e não mais somente in vitro. Os Talcotts esperam fazer uma pequena prova clínica com indivíduos que aumentaram a inflamação em seus intestinos, apresentando um risco de câncer maior. Segundo a doutora, se houver alguma eficácia comprovada, então seria feito um teste maior para identificar qualquer relevância clínica. [Science Daily]"

fonte: http://hypescience.com/26343-manga-propriedades-saude/


Bom, agora que já entendeu os beneficios, vamos a essa delicia!



Namastê!
Comments