Propriedades do Alho

Apesar de um alimento rajasico, ainda sim é um ótimo alimento/medicinal, vale a pena conferir e avaliar as condições de uso... sempre respeitando seu corpo e as medidas de consumo apropriadas, se usado equilibradamente com outros alimentos, só tem a ajudar...

Namastê,

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Saiba mais sobre o Alho

O alho (Allium sativum) é um vegetal da família Liliacerae, sendo encontrado
na forma de raiz. Seu bulbo, vulgarmente conhecido como cabeça, é
constituído por vários dentes, os quais são empregados como condimento
culinário e como medicamento há centenas de anos em todo o mundo. Este
emprego na culinária o coloca em vantagem frente a outras ervas de efeito
farmacológico conhecido e desejável como o Ginkgo biloba, por exemplo.
Antigamente, no Egito, o alho era usado para remediar a diarréia e, na
Grécia antiga, ele era empregado como medicamento no tratamento de
patologias pulmonares e intestinais. Pesquisas recentes identificaram que o
alho possui ainda diversas propriedades dentre as quais se destacam as
antimicrobianas, antineoplásicas, terapêuticas contra doenças
cardiovasculares, imunoestimulatórias e hipoglicemiante.

Pasteur relatou, em 1858, a atividade antibacteriana do alho que tem sido
confirmada por diversos autores até hoje. Em laboratório, mediante diluição
em série, o extrato fresco de alho mostrou ser capaz de inibir o crescimento
de 14 espécies de bactérias, entre as quais o Stafilococcus aureus,
Klebsiella peneumoniae e Escherichia coli, que são bactérias potencialmente
maléficas à saúde. Isto ainda se deu, mesmo usando o extrato de alho diluído
128 vezes.

Uma solução de 5% preparada com alho fresco desidratado mostrou atividade
bactericida contra Salmonella typhimurium. Isto é atribuído à alicina, o
componente chave da atividade antimicrobiana que também é responsável pelo
odor característico do alho. A atividade antimicrobiana do alho é reduzida
com sua fervura pois a alicina é desnaturada durante o processamento
térmico.

O alho ainda tem se mostrado ser capaz de combater o Helicobacter pylory, a
maior causa de dispepsia, câncer gástrico e também de úlceras gástricas e
duodenais. Foi observado recentemente que 2g/L de extrato de alho inibe
completamente o crescimento do H. pylori. Os autores concluíram que este
efeito bactericida pode contribuir para prevenir a formação de câncer
gástrico.

Esta evidência foi comprovada num estudo epidemiológico efetuado na China,
onde foi notado que: O risco de câncer gástrico é 13 vezes menor em
indivíduos que consomem 20g/dia de alho em relação aqueles que consomem
menos que 1g/dia. Em outro estudo, na Itália, foi observada uma correlação
negativa entre o consumo de alho e o risco de câncer gástrico (risco
relativo = 0,8). O efeito anticancerígeno do alho parece estar ligado à
estimulação da enzima hepática glutationa S-transferase envolvida em
processos de detoxicação de muitos carcinógenos.
A seguir, no quadro 1, podemos observar a composição centesimal do alho.

Quadro 1 - "Raio X do Alho"

      Energia  140 Kcal
      Carboidratos 29,3g
      Proteínas 5,3g
      Lipídeos 0,2g
      Fibras 1,66g
      Potássio 400mg
      Vitamina B1 0,2 mg
      Vitamina B6 3,33mg
      Vitamina C 31,1 mg
      Ácido fólico 3,1mg
      Cálcio 181 mg
      Fósforo 150 mg
      Ferro 1,7 mg
      Cobre 0,26 mg
      Zinco 8,83 mg
      Selênio 24,9 mg 24,9 mg

O que mais se destaca na composição nutricional do alho, são os altos teores
dos elementos zinco e selênio, ambos metais antioxidantes. No organismo
humano, estes nutrientes estão envolvidos tanto direta como indiretamente no
funcionamento do sistema imunológico.

Diversos são os estudos que têm identificado baixos níveis sangüíneos tanto
de selênio como de zinco, em pacientes portadores de patologias como a AIDS,
onde o sistema imunológico encontra-se gravemente debilitado. A prescrição
dietoterápica atualmente feita para tais pacientes preconiza o consumo de
alho, entre outras coisas. Há estudos que apontam para uma atividade
anti-viral do alho. Neste sentido, seu consumo também é indicado para casos
de resfriado, gripe e nas viroses em geral.

A propriedade imunoestimulatória do alho está, também, relacionada à
presença de substâncias encontradas no seu extrato (dialil trisulfito e
dialil sulfito) que estimulam a imudidade de uma maneira geral (estimula a
proliferação de células T e de citocinas produzidas por macrófagos). Neste
sentido, estudos têm demonstrado que o alho atua estimulando tanto a
imunidade humoral como a celular.

Outro efeito nutracêutico notável do alho esta relacionado aos benefícios
cardiovasculares que ele proporciona. O consumo regular de alho reduz o
nível do colesterol sérico total, evita a agregação plaquetária e também
possui atividade antioxidante, prevenindo aterosclerose e doenças
cardiovasculares. Estudo canadense efetuado com homens moderadamente
hipercolesterolêmicos (32 a 68 anos) mostrou que o consumo de 7,2g/dia de
extrato de alho durante meio ano reduz em 5,5% a pressão arterial sistólica,
em 7,0% o colesterol sérico total e em 4,6% o colesterol de baixa densidade
(LDL).

A atividade hipocolesterolêmica do alho se deve à inibição de diversos
passos enzimáticos da síntese hepática do colesterol e a um acréscimo na
excreção de ácido biliar e de esteróis. Os componentes do alho alicina,
alinina e S-alil sulfato exibem propriedades que inibem a agregação
plaquetária. O efeito em rede de tais propriedades resulta na prevenção da
aterosclerose e das doenças cardiovasculares.

Na prevenção de doenças, o alho também tem merecido destaque. Recentemente,
um estudo epidemiológico efetuado em duas regiões distintas da China, uma
que emprega o alho na culinária e outra que não o utiliza, mostrou que a
região que usa regularmente o alho tem menores índices de morbidade e de
mortalidade em relação a região que não utiliza o alho na alimentação.

Se não bastasse todos os benefícios à saúde aqui descritos, o alho ainda
possui propriedades hipoglicemiantes. O extrato de alho mediante seu
componente sulfóxido S-alilciteína, reduziu significantemente a glicose
sangüínea. O mecanismo provável desta atuação se deve, ao menos em parte, ao
estímulo à secreção de insulina pelas células ß do pâncreas.

Quadro 2 - Pricipais benefícios do consumo regular de alho na

quantidade mínima de 8g/dia.

      Aumenta a longevidade
      Reduz os riscos de infarto
      Favorece o bom funcionamento do sistema imunológico
      Reduz a glicose sanguínea
      Reduz o colesterol LDL (ruim)
      Aumenta o colesterol HDL (bom)
      Combate bactérias e vírus
      Previne a aterosclerose
      Previne o câncer
      Melhora a qualidade de vida

Em resumo, os dados dos estudos apontam para diversos benefícios à saúde
derivados do consumo regular do alho. Isto torna o alho uma especiaria
extremamente atrativa de ser incluída no cardápio diário não somente pelo
seu aroma e sabor, mas também pelos seus benefícios medicinais.

fonte de pesquisa:
http://www.saudenarede.com.br/?id=Saiba_mais_sobre_o_Alho&p=av
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