Alimentação‎ > ‎Receitas‎ > ‎Acompanhamentos‎ > ‎

Couve-flor inventada (lacto-vegetariana)


De vez em quando faço couve-flor deste jeito, mas sempre mudo alguma coisa, aproveitando o que tiver em casa no momento. Sendo assim, não há uma receita propriamente dita, mas vou explicar como fiz esta última que ficou delícia!

Cozinhei uma couve-flor inteira em água, sal e um tico de leite (aprendi este truque um tempo atrás lendo aqueles livros antigões de culinária: o leite serve para quebrar aquele cheiro forte que sentimos no cozimento da couve-flor, repolho ou brócolis). Depois de cozida, coloquei num refratário untado com azeite extra-virgem, espetei uns palitinhos de queijo branco no meio dela e cobri com um molho branco básico (manteiga, cebola, farinha, leite, sal). Mas, como gosto de aproveitar as folhas e os talinhos verdes da couve-flor, eu os refoguei picadinhos junto com a cebola na manteiga para o molho branco. Depois do molho pronto, misturei umas nozes picadinhas que estavam aqui sobrando. Foi, então, toda esta mistura que joguei por cima da couve-flor. Terminei salpicando por cima de tudo um pouco de parmesão ralado e só levei ao forno para gratinar.

Acho que partindo desta base dá para criar muitas variações. Posso garantir que é prático e é mais uma gostosura para os vegetarianos.

Bom apetite!



Fonte: http://oyogadiario.blogspot.com/search?updated-max=2011-01-17T14%3A18%3A00-02%3A00&max-results=10
Comments