Alimentação‎ > ‎Receitas‎ > ‎Bolos e Pães‎ > ‎

Receita Bolo de Cenoura Indiano

Bolo indiano de cenoura + Creme de ricota

Este é um bom exemplo de receita de bolo saboroso e nutritivo, onde a cenoura e a uva-passa substituem quase totalmente o açúcar. Além disso, neste bolo não é usado ovos ou leite.

Entretanto, depois que você experimenta este bolo, qualquer outro será menos!

Bem, dá uma conferida nos ingredientes.

Ingredientes: 2 cenouras grandes raladas - 1 ½ xícara chá de farinha de trigo branca - 1 xícara chá de farinha de trigo integral - ½ xícara chá de açúcar mascavo - 350 ml de água para usar na fermentação da cenoura - 1 xícara chá de uva passa sem semente - 1 colher chá de noz moscada ralada - 1 colher de chá de canela em pó - 1 colher chá de cravo da Índia em pó - ¾ xícara chá de água para a massa - 1 colher sopa cheia de maisena - 2 colheres chá de fermento em pó - 1 colher chá de bicarbonato de sódio - 1 pitada de sal - ½ xícara chá de castanha do Pará picada.

Preparo:
Numa panela ferva os 350 ml de água. Junte o açúcar, as passas, as especiarias e a cenoura ralada deixe que cozinhem por 5 minutos.
Deixe fermentando até o dia seguinte ou por pelo menos 4 horas. Despeje a mistura numa tigela, junte os outros ingredientes e bata com uma colher de pau. Despeje a massa na assadeira pré-untada (ideal aquela retangular e alta de
bolo inglês).
Leve ao forno baixo por cerca de 2 horas ou até que o teste do palito sinalize que o centro está seco.
Deixe que esfrie, desenforme e corte em fatias na hora de servir.

Rendimento: 2 bolos com 15 fatias (2 dedos de largura)/bolo.

Como servir: cada fatia deve ser balanceada com 2 colheres (sopa) do creme de ricota (ver receita a seguir).

CREME DE RICOTA

Ingredientes: 250 gramasde ricota magra amassada - 250 ml de iogurte natura desnatado - ½ colher (sopa) de adoçante natural a base de estévia - 1 colher (chá) de raspas da casca de limão - 1 colher (chá) de essência de baunilha.

Preparo: bata no liquidificador a ricota, o iogurte, o adoçante e os aromáticos até formar um creme liso e macio.

Opções doces para acompanhar bolos e frutas frecas: este creme pode ser enriquecido com sabores e aromas com gengibre (a gosto), uva passa (3 colheres de sopa) ou qualquer outra fruta seca.

Como servir: para balancear cada 2 colheres sopa deste creme deve ser servida com 1 fatia de bolo ou 1/2 xícara chá de frutas picadas.

Opções salgadas para servir com pão ou torradas: este creme tem versões salgadas com azeitonas (a gosto), sopa creme de cebola (a gosto), acebolado no shoyo (1/2 xícara) e etc.

Como servir: para balancear cada 2 colheres sopa deste creme deve ser servida com 1 fatia de pão integral.

Rendimento: 38 colheres sopa.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e fonte.

http://www.docelimao.com.br/site/index.php?option=com_content&view=ar...
d=269:Bolo%20indiano%20de%20cenoura%20+%20Creme%20de%20ricota%20&catid=34:alimentacao-balanceada&Itemid=46
Comments