Cores e Cura

Vermelho
Como tem a freqüência vibratória mais lenta, a cor mais densa e opaca do espectro é o vermelho. Ele é única forte cor física e pode aumentar a energia, a vitalidade e a regeneração das células, do sangue e dos tendões. Trata-se de uma cor ‘quente”, que e cordialidade. O vermelho é a cor do fortalecimento, da ação, da expansão para elevar-se e iniciar alguma coisa nova. Trata-se de uma cor que pode nos dar um “chute no traseiro” quando nos sentimos preguiçosos. Uma “personalidade vermelha e um líder, um aventureiro, alguém que toma a iniciativa de adotar novas idéias — uma pessoa que goza a vida e todas as coisas físicas, da comida ao sexo, do esporte à música. Quando está desequilibrada, porém, essa pessoa pode tomar-se agressiva e pisar nos calos emocionais dos outros.

Pedras vermelhas: rubi, granada, ágata, cornalina.

Laranja
O laranja é uma cor maravilhosa para equilibrar o corpo emocional e o sistema digestivo. Ele estimula a assimilação comida e dos acontecimentos que ocorrem na vida da pessoa Ele integra o que precisamos aceitar e eliminar aquilo que não é mais necessário para o nosso crescimento — quer se trate de um emprego ou de uma pessoa, uma atitude ou um hábito. Ele é útil quando estamos lidando com problemas de alcoolismo ou de alimentação. O laranja é particularmente eficaz para eliminar a autopiedade, a falta de amor-próprio, a relutância em perdoar.

Ficar de molho num banho laranja (preparado com algumas gotas de corante para bolos) é algo extremamente relaxante se a pessoa estiver se sentindo emocionalmente desgastada. A “pessoa laranja” geralmente é cordial, simpática e atenciosa (freqüentemente uma enfermeira, por exemplo), mas precisa tomar cuidado para não ficar dependente da aprovação dos outros para cumprir a sua função.

Pedras laranja: âmbar, topázio, quartzo enfumaçado.

Amarelo
Tal como o laranja, o amarelo é uma cor quente e associada ao corpo mental — o lado intelectual e racional da mente. Esta é a cor da aceitação e da doação partilha, da expressão e da comunicação É a força vivificante do Sol. O amarelo pode nos ajudar a desenvolver a nossa capacidade de dia e de discriminar, e não apenas a nossa capacidade de julgar os outros. Trata-se de uma cor alegre, boa para curar a criança interior — libertando-a para brincar, gozar a vida e divertir-se.

Uma “pessoa amarela” geralmente é boa organizadora e eficiente para lidar com estruturas (gerência de escritórios e advocacia, por exemplo), mas precisa ter cuidado para não deixar a mente isolar o coração.

Pedras amarelas: citrina, topázio, zircão amarelo.

Verde
O verde é considerado uma cor intermediária entre as chamadas cores “quentes” (o vermelho, o laranja e o amarelo) e as cores “frias” (azul, Índigo e .violeta). Ele não é frio nem quente e, portanto, trata-se de uma cor curativa por excelência. Por que você acha que estamos rodeados pelo verde da natureza? O verde acalma, equilibra e, como está associado ao nível do coração, ele nos ajudar a desenvolver o amor incondicional. Isto significa amar e aceitar os outros como eles são e não como gostaríamos que fossem, incluindo nós mesmos. Ele pode ajudar a pessoa a tornar-se menos possessiva e diminuir o medo de amar.

Uma “personalidade verde” geralmente sensível, responde carinhosa, embora torne-se possessiva e ciumenta quando a sua segurança é ameaçada.

Pedras verdes: esmeralda, turmalina, jade, ágata musgosa.

Azul
O azul, uma cor fria, é associado a um aspecto mental diferente daquele associado ao amarelo. Ele é a cor da sabedoria, da verdade, da integridade — sendo a sabedoria a fusão entre o amor e a vontade. Ele pode ajudar a es solícita em vez de teimosa. O azul inspira controle mental, lucidez, criatividade e a aceitação da responsabilidade por outros. Historicamente, ele está associado ao céu e Deus. Trata-se de urna cor que alivia a dor ou a febre e atua como um anti-séptico para mordidas, coceiras e infecções. Ele pode eliminar confusão, permitindo que a pessoa consiga enxergar as coisas com clareza, e está associado à garganta, que é a área através da qual a pessoa fala a sua própria verdade. Ele pode nos impedir de dizer: “Se eu ao menos soubesse o que tinha de fazer, teria cumprido a minha missão aqui.”

Uma “personalidade azul” geralmente é um idealista, observando o mundo a partir de uma perspectiva mais fria e mais do que o amor físico instintivo da pessoa verde.

Pedras azuis: safira, água-marinha, turquesa, lazulita, ágata azul.

Índigo
O Índigo é uma mistura de azul-marinho com azul muito escuro. Trata-se de uma cor poderosa que e ao hemisfério direito do cérebro e que, conforme se acredita, estimula á intuição e a imaginação. É uma cor fria e pode ser usada para ajudar a estancar hemorragias se o paciente for rodeado por essa cor. O Índigo é uma cor “mental” e liga-se ao terceiro olho, no centro da testa, eliminando o véu que oblitera esse olho interior, também conhecido como a nossa intuição.

Uma “pessoa índigo” muitas vezes obtém sucesso quando age com base em palpites e na própria intuição. Para essa personalidade é importante não se deixar levar por idéias irrealistas.

Pedras índigo: sodalita, ametista.

Violeta/púrpura
O violeta é a cor do raio da transformação, de mudança. Tenho notado essa cor ser despejada na Terra nos últimos anos e ela é também a cor vista com maior facilidade quando uma pessoa começa a praticar meditação ou visualização. O violeta e o púrpura são oitavas do mesmo raio e desenvolvem a inspiração.

As pessoas violeta/púrpura tendem a ser artistas, músicos e escritores que conseguem alcançar outra dimensão e transmitir aos demais o que viram por lá. Por conseguinte, esta é uma cor que pode estimular um elevado nível de criatividade e de percepção espiritual. Uma pessoa violeta/púrpura precisa tomar cuidado para não viver num mundo de fantasia e alienar-se. Tanto a. violeta como a Índigo tendem a chegar atrasadas a seus compromissos!

Pedras violeta/púrpura: ametista, cristal claro, sodalita, sugalita.

Quanto mais escura e mais densa a cor, mais terrena ou física ela é. As tonalidades mais claras, tendendo ao pastel, são uma oitava mais elevada da mesma nota primária da cor. O rosa, por exemplo, deriva do. vermelho mas é mais suave, mais moderado e menos estimulante. Quanto mais leve a. cor, maior a freqüência de vibração; quanto mais pesada, menor a freqüência.

Da mesma maneira, densidade de uma pedra é uma indicação de sua qualidade. Quanto mais opaca a pedra, mais perto ela está da terra e maior a sua capacidade de absorver e de conte. Por outro lado, quanto mais brilhante e cintilante for pedra, maior a sua capacidade de estimular e de liberar o nosso espírito intelecto. O erro mais comum que as pessoas cometem quando estão escolhendo uma pedra é deixar de procurar aquela que vai ajudá-la a se equilibrar — isto é, uma pedra que seja o oposto da sua própria natureza.







fonte: http://www.cristaisdecurvelo.com.br/loja/product_info.php?products_id=2966
Comments