Linhagem de Gurus - Paramahansa Yogananda


Mahavatar Babaji

Mahavatar ("grande avatar") Bábaji é um ser imortal. Em 1861, deu iniciação em Kriya Yoga a Lahiri Mahasaya e, assim, devolveu ao mundo a antiga técnica de salvação. Perenemente jovem, ele tem vivido, há séculos, no Himalaia, concedendo uma bênção permanente ao mundo. Sua missão tem sido auxiliar os profetas no desempenho de missões específicas. Muitos títulos indicativos de sua altíssima estatura espiritual lhe têm sido conferidos, mas o mahavatar geralmente usa o simples nome de Babaji, do sânscrito baba, "pai", acrescido do sulfixo ji, que denota respeito.


Lahiri Mahasaya

Lahiri era o nome de família de Shyama Charan Lahiri (1828-1895). Mahasaya, um título religioso sânscrito, significa "de mente vasta".
Lahiri Mahasaya foi discípulo de Mahavatar Babaji e guru de Swami Sri Yukteswar (guru de Paramahansa Yogananda). Foi um mestre semelhante a Cristo, dotado de poderes miraculosos, mas também um homem de família com responsabilidades profissionais. Sua missão foi a de revelar uma ioga adequada ao homem moderno, na qual a meditação combina-se, de forma equilibrada, com o desempenho correto dos deveres externos. Lahiri Mahasaya foi o disípulo a quem Mahavatar Babaji revelou a antiga, quase perdida, ciência da Kriya Yoga, instruindo-o, por sua vez, a dar iniciação a buscadores sinceros. A vida de Lahiri Mahasaya está descrita no livro Autobiografia de um Iogue.




Swami Sri Yukteswar

Swami Sri Yukteswar Giri (1855-1936), Jnanavatar,"Encarnação da Sabedoria" da Índia; foi o guru de Paramahansa Yogananda e paramguru de todos os membros Kriyabans da Self-Realization Fellowship. Sri Yukteswarji foi discípulo de Lahiri Mahasaya. A pedido do guru deste, Mahavatar Babaji, escreveu The Holy Science (A Ciência Sagrada), um tratado sobre a unidade subjacente às escrituras cristãs e hindus, e treinou Paramahansa Yogananda para uma missão espiritual e mundial: a disseminação da Kriya Yoga. Paramahansaji descreveu com amor a vida de Sri Yukteswar, em Autobiografia de um Iogue.


Aqui aqui para mais sobre Paramahansa Yogananda

Também acesse o site abaixo, tem um vasto conteudo sobre o assunto, vale a pena!

fonte: http://www.yogananda.com.br/index.asp
Comments