Banana



A banana serve tanto de sobremesa quanto de acompanhamento numa refeição. Quem nunca comeu banana cozida ou frita no almoço? Quem nunca fez isso, não sabe o que está perdendo!


A banana é uma fruta surpreendente. Em termos de sabor e de natureza, ela é classificada como doce e fria respectivamente. (O sabor não é determinado pura e simplesmente pela sensação proporcionada ao paladar.) Os alimentos de sabor doce nutrem e tonificam o organismo. Os de natureza fria refrescam o corpo, de modo que são indicados especialmente nos dias de calor, e tratam doenças que apresentam sinais de calor, tais como febre, sede, rubor facial, urina escura, constipação com fezes secas, irritabilidade, inflamações, dentre outros. Quanto aos meridianos, ou canais de energia, a banana nutre em particular os do Baço, do Estômago, do Intestino Grosso e do Pulmão. (O nome dos órgãos em MTC não corresponde aos órgãos e suas funções fisiológicas segundo descritos pela medicina ocidental.)

Funções e indicações

A banana arrefece e umidifica os intestinos, o que é útil para tratar doenças nos intestinos com sinais de calor e de secura, como constipação, fezes secas, hemorróidas que sangram e fissuras anais. Banana solta os intestinos. E quando o intestino grosso está inflamado ou pouco lubrificado, ela é um bom remédio. A banana também trata tosse, quando a tosse é seca (o que não inclui tosses provocadas por resfriados ou gripes). No jargão da medicina tradicional chinesa (MTC), ela “umidifica o Pulmão e tira a tosse”.

Banana é uma beleza para tirar a sensação de sede e para tratar garganta seca, quando esses sintomas são provocados por quadros clínicos febris. Vale notar que ela tem a capacidade de proteger a mucosa estomacal e de acalmar úlceras gástricas. Ela gera líquidos e nutre o Estômago em casos de Deficiência de Yin. Em termos de fisiologia humana, o que é Yin controla o que é Yang. Portanto, em casos de Deficiência do Yin do Estômago, o Yang do Estômago deixa de ser devidamente controlado e surgem sinais de calor. (A avaliação energética chinesa deve ficar a cargo de terapeutas formados.)

É interessante também que a banana serve para aliviar os maus efeitos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas. O álcool é essencialmente Yang e produz no corpo fenômenos de natureza Yang. A banana é de natureza fresca! Na China aconselha-se o consumo de três a cinco bananas por dia em casos de hipertensão, de doenças coronarianas e de aterosclerose. E existem nutricionistas chineses que recomendam a banana na prevenção do câncer, principalmente do aparelho digestivo!

Segundo os princípios da dietética tradicional chinesa não convém comer sobremesas doces (nem mesmo frutas) depois das refeições. É verdade que os alimentos de sabor doce tonificam o sistema digestivo, mas depois das refeições, especialmente quando se faz disso um hábito, eles enfraquecem as funções digestivas. Mas isso não acontece com a banana. Ela pode ser consumida às refeições, de preferência cozida ou frita. Aliás, as pessoas que se sentem pesadas ou cansadas depois das refeições fariam bem em deixar de lado as sobremesas.

Como utilizar a banana

A banana pode ser consumida crua, cozida a vapor, assada no forno ou passada na grelha. No entanto, para tratar hemorróidas e constipação convém cozer duas bananas com a casca num quase-nada de água, em fogo baixo, lentamente e com a panela tampada, e depois comê-las, duas vezes ao dia (logo pela manhã de estômago vazio e antes de dormir).

Já para a tosse seca, a receita é comer duas vezes ao dia (ao levantar e ao deitar) uma banana cozida sem a casca, seguindo-se o mesmo modo de preparo acima, mas acrescentando-se um pouquinho de açúcar. Se o objetivo for tratar a sensação de sede é banana crua que se deve comer.

Para tratar hipertensão com constipação: 500 gramas de banana (aproximadamente três) e 15 gramas de gergelim preto, tudo bem batido no liquidificador.

Precauções? Quem tem fezes moles, diarréias ou colite deve evitar excessos no consumo de bananas. A natureza delas é fria, umidificante e lubrificante, o que agravaria o problema. Mulheres que sofrem de dores menstruais junto com sinais de frio (dor e sensação de frio no baixo ventre, pés frios e frilosidade em geral) devem evitar o consumo de bananas até terem tratado o problema. Quem sofre de artrite ou de reumatismo muscular também passa melhor sem bananas.

Portanto...

Eis aí um remédio caseiro para tosse seca, constipação, certos sintomas de úlceras gástricas, intoxicações do pileque e hipertensão. Na próxima vez que comer uma banana, lembre-se: ela é de sabor doce (e por isso tonifica o corpo) e de natureza fria (de modo que refresca o corpo), e não atrapalha a digestão se for cozida, frita ou assada. Bom apetite!


Copyright © Itamar Castro, 2007-2020. Todos os direitos reservados.
fonte: http://dietetica-chinesa.blogspot.com/2007/06/banana.html
Comments