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As frutas na alimentação ayurvédica

PROPRIEDADES GERAIS:

As frutas, em geral, são doces, ácidas e raramente com um sabor adstringente. Normalmente tem uma energia fria e um efeito pós-digestivo
doce, por isso, é mais comum reduzirem Vata e Pitta e aumentarem Kapha - esse aumentar kapha não é o mesmo aumentar kapha que um queijo em dia frio e chuvoso, por serem alimentos mais sutis (leves) esta ação pode ser considerada moderada. As frutas ajudam a equilibrar os três humores, se não forem consumidas em excesso e misturadas com outros alimentos, tendo em vista que reduzem ou enfraquecem o agni (fogo digestivo), provocando assim a produção de toxinas (ama). 

 As frutas secas são melhores para Kapha, e agravam Vata pois aumentam os gases e ressecam os intestinos. Os sucos de fruta são tendem a agravar Kapha pois tem qualidade fria e apagam o agni, principalmente quando consumidos durante as refeições e misturados com outros alimentos. As frutas cozidas são melhores para Vata e Kapha e podem ser consumidas com especiarias como a
canela, gengibre e cardamomo.

COMBINAÇÕES

As frutas não combinam-se bem com muitos alimentos por causa da sua natureza doce. A maioria das frutas não deve ser consumida durante as refeições.
Algumas exceções como a combinação com cereais integrais - arroz e trigo, sendo que não devem ser combinados legumes.

MONODIETAS

As frutas são uma excelente ferramenta de desintoxicação quando consumidas de acordo com o dosha, associadas a especiarias e como único alimento durante um curto período de tempo (1-2 dias).

AMEIXAS
As ameixas têm um sabor doce e ácido, dependendo do tipo, as européias são mais doces e as chinesas combinam o sabor doce e ácido. Sua energia é geralmente fria e o seu efeito pós-digestivo é doce. As ameixas ácidas em excesso podem agravar Pitta.
Elas são refrigerantes, alterantes, laxativas e aliviam a sede. São também boas para a febre e tosse seca. A ameixa Umeboshi ou ameixa preta chinesa é bastante ácida e de natureza levemente quente.

BANANAS
As bananas são pesadas e doces. Adstringentes quando ainda não estão bem maduras. Têm uma energia fria e um efeito pós-digestivo ácido. Diminuem Vata e aumentam muito Kapha. Diminuem Pitta em excesso ou em condições Pitta agudas como as úlceras, podem ser agravantes, pelo seu especial efeito pós digestivo ácido. As bananas são nutritivas e tônicas, mas difíceis de digerir, por isso quando optada por uma pessoa de biótipo vata, deve ser consumida cozida e/ou com especiarias quentes. Devemos evitar consumir bananas com outros alimentos e dar preferência a elas em horários Pitta. 

 Tende a tornar as fezes mais densas, indicada em casos de diarréia.

PAPAIA

Papaia é doce, levemente picante, com uma energia ligeiramente quente e efeito pós-digestivo quente. Diminui Vata e aumenta levemente Pitta e Kapha. A papaia contém enzimas naturais que ajudam a digerir os alimentos e pode complementar o trabalho do agni.É uma das frutas mais fortificantes, fácil de digerir e combinar com outros alimentos. A papaia é emoliente, estimulante, digestiva e laxativa. É boa para o pâncreas, ajudando a regular o metabolismo do açúcar. Estimula Apana (subdosha vata que se move para baixo), por isso, contra indicada durante a gravidez pois possui propriedades abortivas.

O suco leitoso do fruto verde contém uma grande quantidade de enzimas e tem uma ação anti-parasítica.

PÊRAS

Tem sabor e efeito pós-digestivo doce e energia fria. Diminuem Pitta. 

 Aumentam kapha moderadamente e vata levemente. Elas são mais doces e menos adstringentes que as maçãs, algumas variedades mais do que outras. As peras são emolientes, nutritivas, laxativas, tônicas, febrífugas e anti-tússicas.
Ajudam a liquidificar Kapha; fortificam os pulmões (Avalambaka Kapha) e são boas para a tosse seca, sobretudo o sumo ou xarope de pêra, podendo ser utilizadas para fazer xaropes para tosse. Elas são boas para ajudar a recuperar da convalescência de doenças pulmonares, especialmente com cardamomo, cravo, gengibre e canela. As peras são também boas para a febre, hiperacidez e outras condições Pitta.

PÊSSEGOS

Os pêssegos são doces e ácidos, geralmente com uma energia fria e um efeito pós-digestivo doce. Diminuem Vata e aumentam Kapha. Moderadamente, são bons para Pitta, pois podem agravar erupções cutâneas, de natureza Pitta. A substância agravante parece residir em grande parte na pele da fruta, assim, melhor descascá-lo se você for Pitta. Os pêssegos são emolientes, refrescantes e laxativos, são bons para a febre e para a tosse.

NECTARINA

A Nectarina é uma variedade de pêssego sem a pele aveludada, menos irritante e mais segura para os tipos Pitta ou para quem tenha reações alérgicas à pele dos pêssegos.

ROMÃ

O romã é doce, adstringente e ácida, com uma energia fria e um efeito pós digestivo doce. Geralmente, equilibra os três Doshas, sobretudo as variedades doces, mas é melhor para Pitta elevado. Em excesso pode aumentar Vata devido a sua qualidade adstringente. Ajuda a formar o sangue, estimulando o subdosha rakta-pitta. Excelente em caso de febres intermitentes, e para diarréias.

UVAS

As uvas são doces e ácidas, dependendo do tipo, geralmente com uma energia fria e um efeito pós-digestivo doce. Reduzem Vata e Pitta e aumentam Kapha. São refrescantes, aliviam a sede, são nutritivas, emolientes, diuréticas, hemostáticas e laxativas. Elas são boas para a anemia, hemorragia, doenças do coração e indicadas como monodieta em casos de cistites de repetição (micção difícil, ardente e dolorosa) para bronquite crônica e para a gota. A uva, pode ser adicionadas a fórmulas de plantas para aumentar a ação tônica, sobretudo do sangue e como adoçante para harmonizar o estômago.

CEREJAS

As cerejas são doces e ácidas, geralmente com uma energia levemente quente e efeito pós-digestivo doce. Diminuem Vata e aumentam Kapha, e em excesso, podem aumentar Pitta.

As cerejas limpam o sangue, são tônicas para o coração e ajudam a construir o sangue, assim como o plasma. O seu sumo tem fortes propriedades desintoxicastes.

CAQUI

O caqui é doce e adstringente, com uma energia fria e um efeito pós-digestivo doce. Diminui Vata e Pitta. Aumenta kapha pois tem atributo
pesado e função nutritiva. Verde é bom para diarréia e hemorragias intestinais. Maduro é bom para a tosse seca. Não totalmente maduro é mais adstringente e melhor para Kapha.

FIGOSO

Os figos são doces e adstringentes, energia fria e um efeito pós digestivo doce. Diminuem Vata e Pitta, e aumentam Kapha. Figos secos em excesso aumentam Vata.

MAÇÃS

As maçãs são doces, adstringentes e por vezes com um sabor ácido, têm uma energia fria e um efeito pós-digestivo doce. Diminuem Pitta e Kapha (moderadamente) e em excesso aumentam Vata. Cozidas com especiarias (canela) são boas para todos os doshas, sendo excelente escolha para uma monodieta.

MANGA

A manga é doce, ácida, com uma energia ligeiramente quente e um efeito pós digestivo doce. É indicada para Vata e Kapha devendo ser consumida com moderação por Pitta. A manga é emoliente, diurética, adstringente e refrescante. É boa para a digestão fraca ou nervosa. Dá vitalidade e é uma das frutas mais revigorantes. A pele da manga é um bom adstringente para a diarréia, disenteria e hemorróidas. Verdes, são base para os chutneys ayurvédicos.

MELÕES

Os melões são doces, com uma energia fria e um efeito pós-digestivo doce. Diminuem geralmente Pitta, mas aumentam Kapha e Vata. São refrescantes e diuréticos.

MELANCIA

De energia fria é indicada para Pitta mas pode ser consumida por kapha se isolada de outros alimentos e por vata quando adicionado gotas de limão.

LARANJAS

As laranjas são doces e ácidas, com uma energia fria e um efeito pós-digestivo doce. Diminuem Vata e aumentam Kapha. Embora elas normalmente reduzam Pitta, em excesso ou em condições agudas, elas tendem a aumentar Pitta. As laranjas são estimulantes, expectorantes e refrescantes.

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