Medicinas Orientais‎ > ‎Diversos‎ > ‎

Os calçados influenciam na saúde

peesquerdo.gifpedireito.gifsapato.jpg

A maioria das pessoas não dá a devida atenção aos pés e aos calçados que usa. Ninguém tem os dois pés iguais. Um pé é sempre maior que o outro. Sapatos apertados e saltos altos são os piores inimigos da saúde porque interferem no equilíbrio de todos os ossos, inclusive e principalmente da coluna vertebral. Amplie e veja os mapas dos pés acima, estudados pelos chineses há milhares de anos, pelos quais, através da Reflexologia (massagem medicinal dos pés) pode-se desbloquear o fluxo energéticos dos canais de ligação de todos os órgãos do corpo humano.

Os saltos afetam o peso e balanceamento do corpo e o equilíbrio da coluna, por onde passa um complicado conjunto de fios energéticos, meridianos, amarrações, veias e líquidos. Sapatos sintéticos facilitam o surgimento de fungos porque não ventilam. Plástico e borracha sufocam os pés.  É preciso ter cuidado com as imitações de materiais de calçados vindos da China, que entram no Brasil pelo Paraguai. Esses são os piores porque são completamente artificiais.

Couro e fibra natural são os melhores materiais para os calçados. Meia feita de material sintético deve ser evitada porque aumentam a produção de suor. Escolha sempre meia de algodão ou lã, de preferência 100% natural.

As meias de produtos misturados devem também ser evitadas. Infelizmente as nossas cidades não possuem, ainda, infraestrutura holística. Limão, folhas de lavanda e de manjericão são excelentes para a lavagem dos pés após um dia de trabalho.



fonte: http://www.joacir.com/categoria/terapia-oriental-medicina-acupuntura/page/5/



*Obs do site Yoga & Chi Kung.: Particularmente, evito uso de sapatos de couro por evitar usar produtos derivados da morte de animais, portanto ainda exitem opções de sapatos de pano e outros materiais que podemos encontrar.

Comments