As seis influências nocivas

As seis influências nocivas, também conhecidas como os seis fatores patogênicos, seis excessos ou seis malignidades, são as causas de doença que freqüentemente se originam na parte externa do corpo. Elas são: vento, frio, umidade, secura e calor de verão. Ainda que a medicina ocidental reconheça apenas os vírus e bactérias como agentes patogênicos externos, os chineses observaram que o corpo reflete as condições climáticas.

Apesar de um diagnóstico de "vento e frio invadindo os pulmões" possa soar primitivo, esse tipo de diagnóstico descreve precisamente a maneira como um certo tipo de fator patogênico se comporta dentro do corpo humano. Os sintomas do vento agem exatamente como o vento na natureza: eles vêm e vão, geralmente sem aviso prévio.

Da mesma forma, os sintomas do frio agem como na natureza: eles causam contrações, desaceleram as funções, e fazem a pessoa sentir frio.
O alto grau de eficácia no tratamento desse tipo de desordem (como com ervas que "repelem o vento e dissipam o frio") é a prova de que o diagnóstico é muito mais do que uma mera idéia filosófica. Apesar da medicina ocidental conseguir isolar o vírus que causa essa condição, ela ainda não tem uma maneira segura e eficaz de tratar do vírus, a não ser aliviando alguns dos sintomas que ele causa. Por outro lado, milhares de anos de tentativas e erros através da observação da natureza e do corpo humano levaram a inúmeros tratamentos eficazes na medicina chinesa para as infecções virais que se encaixam nesse padrão.

Ao aprender e discutir os vários "climas" internos do corpo humano, é importante lembrar que eles nem sempre podem coincidir com o clima externo. É bastante comum uma pessoa desenvolver sintomas de frio e umidade em climas chuvosos e com vento, mas também é possível desenvolver sintomas de calor sob as mesmas condições climáticas. A doença é a combinação de uma patogenia particular envolvida e a resposta única de uma pessoa a ela. Também é possível que as influências nocivas surjam de causas internas. Nesse caso, geralmente elas resultam de um desequilíbrio interno crônico. As descrições das seis influências nocivas estão a seguir.






fonte: http://saude.hsw.uol.com.br/medicina-chinesa-causas-das-doencas1.htm
Comments