Bola de Ferro Chinesa (Baoding)



A muitos anos uso de forma terapêuticas, bolas de ferro chinesa, aquelas que muitas vezes são usadas somente como decoração, isso porque muitos não conhecem seus efeitos.

As bolas de ferro chinesa surgiram, pelo que se sabe em relatos, em Baoding, uma cidade da história milenar chinesa. A criação das bolas de ferro datam da dinastia Song (960-1127 dc), usadas inicialmente como componente da arte marcial Budista. Na dinastia Ming (1368-1644 dc) um grande artesão de armas teve um sonho celestial, onde foi instruído a criar dua
s bolas de ferro, representando o yin e yang, dito que "uma fala como o dragão e a outra canta como a fênix".

Na época, o imperador ansioso para conhecer essa nova criação, contratou e instruiu para que somente sua corte pudesse ter o aprendizado das mesmas, sendo conhecido como "tesouro do palácio".

Após algum tempo, já com melhor abertura do seu uso, o médico chinês Liu Shou-Zhen, foi um dos primeiros a comprovar o uso terapêutico das mesmas, onde deixou escrito:

"As bolas soam como sinos relaxantes que respondem à natureza e influência dos cinco dedos, assim exercitando os músculo e ativando a circulação sanguínea. Elas também relaxam os cinco órgãos vitais e prolonga sua vida. Segurando as duas bolas e fazendo movimentos cíclicos em sua palma, você será capaz de escutar o dragão falar e a fênix cantar. A sensação é única: é alcançar os imortais e voltar as mais simples sensações dos tempos antigos. As bolas também estimulam os vários pontos de acupuntura presentes na mão, ativam o sistema nervoso central, beneficiam o cérebro, melhoram a memória, aliviam o cansaço, desligam a pessoa das preocupações e do cansaço mental, e auxiliam no tratamento dos problemas das mãos em geral. Há ainda registros de pessoas que as utilizam para curar artrite nos dedos e juntas, hipertensão, e doenças de idade. Assim, elas prolongam a vida das pessoas e são um tesouro necessário, especialmente para as pessoas que utilizam muito as mãos e a cabeça".

Preciso mencionar mais algum benefício sobre estas preciosidades?

Pois bem, se ainda não foi suficiente, fora os estímulos em todos os pontos de meridianos que passam pelas mãos, também estimulam os chakras que passam em cada dedo e no centro das mãos. Isso para quem trabalha com massagens, curas com as mãos (reiki, cura quântica, etc), é de um benefício ímpar. Fora tudo isso, nos tempos de hoje onde computador é muito utilizado, ajudam a fortalecer os tendões e evitar as tendinites.

Ainda podem ser utilizadas como ajudar na concentração durante curtas meditações, como forma preparatória.

Para usar é simples, basta colocar as duas bolas de ferro no centro da palma da mão, rotacionar sentido horário e anti-horário. Costumo recomendar inicialmente, até sentir o ritmo e fortalecer os dedos e tendões, cinco minutos em um sentido (horário) e cinco minutos no outro sentido (anti-horário), Depois faça o mesmo com a outra mão. Se tiver dois pares de bolas, pode fazer com as duas mãos ao mesmo tempo, mas aconselho inicialmente a praticar apenas com uma mão.

Existem vários tipos e modelos no mercado, das mais simples aquelas verdadeiramente feitas de ferro, com peso e tamanho diferenciado. O ideal é verificar qual modelo mais se adequa a sua mão, porque o tamanho também varia de acordo com sua estrutura. Pode começar com uma menor, e conforme for aprendendo, vai aumentando o tamanho e peso.

Uso algumas vindas da china, feitas de ferro. São maiores que as encontradas em casas de produtos esotéricos, mas são bem melhores, tanto em sonoridade como no tipo de material. Claro, isso se comprar em algum lugar sério, de boa qualidade. Precisa procurar, mas de forma geral, todas trarão benefícios.

O preço depende muito de onde for comprar e o tipo de material. De forma geral, consegue um bom par entre 30,00 e 50,00. Procure alguma casa de produtos chineses, porque as casas de produtos esotéricos infelizmente cobram caro demais, já que enfeitam as bolas com pintura, desenhos, o que encarece muito. Uma simples, prateada, dourada, mas que seja de ferro terá um custo x beneficio adequado a prática.

A foto acima é igual as que utilizo (são prateadas, e algo interessante é que com o passar dos anos elas "mudam", mas isso não vou relatar aqui...).

Que essa sugestão possa beneficiar aqueles que procuram um auxilio extra no desenvolvimento energético e pacificação da mente.

Paz e Luz!
Comments