Hábitos alimentares inadequados

Hábitos alimentares inadequados são uma importante causa de doenças. Como o alimento é o remédio que ingerimos mais freqüentemente, várias doenças podem ser muito difíceis de tratar a menos que alteremos nossa dieta pessoal. Alguns dos hábitos alimentares (sólidos e líquidos) que podem provocar doenças são explicados abaixo.


Causas de doença segundo a Medicina Tradicional Chinesa - Hábitos alimentares inadequados

O consumo de
líquidos frios pode interferir no
processo digestivo

Tempos e quantidades irregulares: é importante considerarmos o tempo necessário para o alimento passar pelo estômago. Frutas e vegetais simples podem deixar o estômago após cerca de 20 minutos, enquanto que proteínas mais concentradas, amidos e gorduras podem levar de 4 a 5 horas. Se o estômago contém alimentos parcialmente digeridos ao ingerirmos outra refeição, o processo digestivo pode ser seriamente prejudicado. Isso é similar a iniciar um pequeno incêndio com gravetos e depois descarregar uma carga de toras de madeira sobre o fogo. Apesar de toras de madeira ser um bom combustível, o fogo inicial não estava pronto para tanto combustível.

Contrariamente, se uma pessoa espera muito tempo entre uma refeição e a próxima, a secreção dos sucos gástricos é interrompida. Isso significa que devemos permitir que os gravetos queimem primeiro antes de lançarmos toras de madeira sobre o fogo. Precisamos comer quando o estômago emitir sinais verdadeiros de fome. O consumo de líquidos também é uma causa importante de desequilíbrio. Se uma pessoa ingere um copo grande de água gelada após uma refeição, os sucos gástricos se diluem. O estômago secreta apenas enzimas suficientes para digerir uma refeição particular. Também, o estômago necessita de uma determinada quantidade de calor para que as reações químicas do processo digestivo ocorram, e líquidos gelados retardam essa reação. Para o estômago, o melhor são conteúdos cujas consistências se pareçam com a de uma sopa, já que alimentos secos em excesso também podem interferir negativamente na digestão.

Essa consistência pode ser alcançada ingerindo-se líquidos, de preferência mornos, ao longo da refeição. Na China e em outros países asiáticos, é comum servir sopa com quase todas as refeições. Se uma pessoa deseja água gelada, ela pode ser consumida pelo menos meia hora antes ou três horas após a refeição, quando o estômago está vazio.


Consumo de tipos de alimentos errados:
os alimentos têm qualidades energéticas diferentes: algo apropriado a um tipo de pessoa ou clima pode não ser saudável para outro tipo de organismo ou padrão de clima. Por exemplo, alimentos gelados e crus são muito saudáveis em climas quentes ou para pessoas que apresentam calor interno excessivo. Por outro lado, esses alimentos podem esgotar o qi e o yang do baço e causar depressão em climas frios ou em pessoas que apresentem resfriamento interno excessivo. Na costa da Califórnia, por exemplo, os habitantes experimentam as quatro estações do ano em um único dia. Pode estar nublado e frio pela manhã, o que torna um café da manhã com grãos quentes ou sopa uma opção adequada. No meio do dia é possível haver sol e estar quente, o que torna o consumo de frutas e saladas bastante apropriado.

Da mesma forma, alimentos apimentados são apropriados para climas frios ou pessoas com deficiência de yang, mas isso pode causar desequilíbrio em climas quentes, especialmente em pessoas com calor interno. Isso mostra que nenhum alimento é sempre saudável: trata-se de escolher os alimentos que satisfaçam os climas interno e externo. Determinados alimentos, como doces ou álcool, devem ser ingeridos com parcimônia e esporadicamente, pois seu consumo excessivo pode causar uma ampla gama de problemas.

Alimentação em excesso e escassez de alimentação: a desnutrição devido à escassez de alimentos pode levar a uma deficiência crônica do qi e do sangue. Apesar de mais comum em países em desenvolvimento, essa condição também está presente nas populações pobres de países desenvolvidos e em pessoas que sofrem de desequilíbrios emocionais e abuso de substâncias químicas. O tratamento inclui ervas que tonificam o qi e o sangue, juntamente com um reforço na ingestão nutricional. No Ocidente, o consumo excessivo é um problema mais comum que leva a uma incidência alta de doenças cardíacas, hipertensão, derrame cerebral, diabetes e câncer. Na Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura é usada para reduzir as compulsões alimentares. Nutricionistas e orientadores de estilo de vida também são importantes.

Compulsões e dependências alimentares: o corpo humano é concebido para processar uma ampla variedade de alimentos para satisfazer às suas necessidades. Dietas da moda ou dependência alimentar que levem a uma restrição da gama de alimentos podem ser debilitantes. Alguns nutrientes essenciais provavelmente serão excluídos de uma dieta rígida. Ao ingerirmos uma ampla variedade de vegetais de diferentes cores, grãos inteiros e proteínas, podemos receber a nutrição necessária para um funcionamento saudável de alto nível.

Alimento contaminado:
apesar de mais comuns em países em desenvolvimento ou tropicais, os parasitas são um problema no mundo todo. Eles podem destruir órgãos digestivos, danificando o qi do baço e do estômago. As ervas que matam parasitas são muito fortes, assim, é importante ter um diagnóstico preciso por meio de um exame de fezes antes de dar início ao tratamento.
Outras fontes de contaminação são toxinas produzidas por bactérias durante o processamento dos alimentos. As carnes são especialmente suscetíveis a esse tipo de agente patogênico, portanto, você sempre deve cozinhar completamente as carnes para matar microorganismos virulentos. Agentes patogênicos que se desenvolvem em água também são outra fonte de doenças, e a água de qualidade questionável deve sempre ser fervida.

O tratamento de microorganismos patogênicos depende do tipo de agente patogênico envolvido. Em geral, doenças gastrointestinais causadas por microorganismos podem ser tratadas com medicamentos herbários. Apesar da incrível eficiência das fórmulas herbárias, elas devem ser consideradas como uma medida de primeiro-socorro até a pessoa se consultar com seu profissional da área médica.






fonte: http://saude.hsw.uol.com.br/medicina-chinesa-causas-das-doencas7.htm
Comments