Allan Kardec - Frases e Pensamentos

A cada nova existência, o homem tem mais inteligência e pode melhor distinguir o bem e o mal.
(ALLAN KARDEC)

A concordância no ensino dos Espíritos é, pois, o melhor controle, mas ainda é preciso que ocorra em certas condições.
(ALLAN KARDEC)

A duração dos sofrimentos se baseia no tempo necessário da sua existência.
(ALLAN KARDEC)

A esperança e a caridade são uma consequencia da fé.
(ALLAN KARDEC)

A felicidade dos Espíritos é sempre proporcional à sua elevação.
(ALLAN KARDEC)

A fé necessita de uma base, e essa base é a perfeita compreensão daquilo em que se deve crer. Para crer, não basta ver, é necessário compreender.
(ALLAN KARDEC)

A justiça consiste no respeito aos direitos de cada um.
(ALLAN KARDEC)

A lei natural traça ao homem o limite de suas necessidades, e quando ela a ultrapassa, é punido pelo sofrimento.
(ALLAN KARDEC)

A natureza das vicitudes e das provas que suportamos pode, também, nos esclarecer sobre o que fomos e o que fizemos, como neste mundo julgamos os fatos de um culpado pelos castigos que lhe infringe a lei.
(ALLAN KARDEC)

A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros.
(ALLAN KARDEC)

A paixão está no excesso acrescentado à vontade, porque o princípio foi dado ao homem para o bem e as paixões podem levá-lo a grandes coisas, sendo o abuso que delas se faz que causa o mal.
(ALLAN KARDEC)

A paternidade é, sem contrapartida, uma missão; é ao mesmo tempo um dever muito grande e que obriga, mais do que o homem pensa, sua responsabilidade pelo futuro.
(ALLAN KARDEC)

A pureza de coração é inseparável da simplicidade e da humildade.
(ALLAN KARDEC)

A verdadeira convicção só se adquire pelo estudo, pela reflexão e por uma observação contínua,
(ALLAN KARDEC)

A verdadeira pureza não está apenas nos atos, mas também no pensamento, pois aquele que tem o coração puro nem sequer pensa no mal.
(ALLAN KARDEC)

A única séria garantia está na concordância que exista entre as revelações espontâneas, feitas por grande número de médiuns estranhos uns aos outros e em diversas regiões.
(ALLAN KARDEC)

Antes de fazer a coisa para os homens, é preciso formar os homens para a coisa, como se formam obreiros, antes de lhes confiar um trabalho. Antes de construir, é preciso que nos certifiquemos da solidez dos materiais. Aqui os materiais sólidos são os homens de coração, de devotamento e abnegação.
(ALLAN KARDEC)

Aquele que sabe limitar seus desejos e vê sem inveja o que está acima de si, poupa-se a muitas decepções desta vida.
(ALLAN KARDEC)

Aqueles que passam sua vida na abundância e na felicidade humana, são espíritos frouxos que permanecem estacionários.
(ALLAN KARDEC)

As instruções dadas pelos Espíritos sobre pontos da doutrina ainda não elucidados, não poderia constituir lei, enquanto ficassem isoladas. Consequentemente, não devem ser aceitas senão com todas as reservas e a título de informação.
(ALLAN KARDEC)

Cada um terá que dar conta da inutilidade voluntária da sua existência
(ALLAN KARDEC)

Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ela a aceitará.
(ALLAN KARDEC)

Certos pais, é verdade, descuidam de seus deveres, e não são para os filhos o que deviam ser. Mas é a Deus que compete puni-los, e não aos filhos.
(ALLAN KARDEC)

Com a inveja e o ciúme, não há calma nem repouso para aquele que está atacado desse mal: os objetos de sua cobiça, de seu ódio, de seu despeito, se levantam diante dele como fantasmas que não lhe dão nenhuma trégua e o perseguem até no sono.
(ALLAN KARDEC)

Com este objetivo recolhemos os fatos, examinamo-los, escrutamo-los no que eles tem de mais íntimo, comentamo-los, discutimo-los friamente, sem entusiasmo; e foi assim que chegamos a descobrir o admirável encadeamento existente em todas as partes dessa vasta Ciência, que toca os mais graves interesses da Humanidade .
(ALLAN KARDEC)

Com suas paixões, o homem criou para si suplícios voluntários, e a Terra torna-se para ele um verdadeiro inferno.
(ALLAN KARDEC)

Daí a necessidade de dar à sua publicação a maior prudência
(ALLAN KARDEC)

Demonstrando a existência e a imortalidade da alma, o Espiritismo reaviva a fé no futuro, levanta os ânimos abatidos e faz suportar com resignação as vicissitudes da vida
(ALLAN KARDEC)

Depende do homem amenizar seus males e ser tão feliz quanto se pode ser sobre a Terra.
(ALLAN KARDEC)

Deus colocou no coração do homem a regra de toda a verdadeira justiça, pelo desejo de cada um de ver seus direitos respeitados.
(ALLAN KARDEC)

Deus povoou os mundos de seres vivos, concorrendo todos ao objetivo firme da providência
(ALLAN KARDEC)

Esse controle universal é uma garantia para a futura unidade do Espiritismo e anulará todas as teorias contraditórias.
(ALLAN KARDEC)

Estude a si mesmo, observando que o auto-conhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.
(ALLAN KARDEC)

Fora da Caridade não há Salvação.
(ALLAN KARDEC)

Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face,em todas as épocas da humanidade.
(ALLAN KARDEC)

Honrar o pai e a mãe não é somente respeitá-los, mas também assisti-los nas suas necessidades; proporcionar-lhes o repouso na velhice; cercá-los de solicitude, como eles fizeram por nós na infância.
(ALLAN KARDEC)

Há leis naturais e imutáveis, sem dúvida, que Deus não pode anular segundo os caprichos de cada um. Mas daí a acreditar que todas as circunstâncias da vida estejam submetidas à fatalidade, a distancia é grande.
(ALLAN KARDEC)

Melhorados os homens, não fornecerão ao mundo invisível senão bons espíritos; estes, encarnando-se, por sua vez só fornecerão à Humanidade corporal elementos aperfeiçoados. A Terra deixará, então, de ser um mundo expiatório e os homens não sofrerão mais as misérias decorrentes das suas imperfeições.
(ALLAN KARDEC)

Na ausência dos fatos, a dúvida se justifica no homem ponderado.
(ALLAN KARDEC)

Nascer, Morrer, Renascer ainda e Progredir sem cessar, tal é a Lei.
(ALLAN KARDEC)

No começo, toda Ciência encontra forçosamente fatos que, a princípio, parecem contraditórios e só um estudo minuciosos e completo pode demonstra-lhes a conexão .
(ALLAN KARDEC)

No intervalo das encarnações, aprendeis em uma hora o que vos exigiria anos sobre a vossa terra.
(ALLAN KARDEC)

No momento em que a nossa Sociedade inicia seu quarto ano... Permite-me, a propósito, algumas observações retrospectivas.
(ALLAN KARDEC)

Nossa opinião, aos nossos olhos, não passa de opinião pessoal, que pode ser justa ou falsa, desde que não somos mais infalível que qualquer outro. Também não é porque um princípio nos é ensinado que para nós é a verdade, mas porque recebeu a sanção da concordância.
(ALLAN KARDEC)

Não obrigamos ninguém a vir a nós; acolhemos com prazer e dedicação as pessoas sinceras e de boa vontade, seriamente desejosas de esclarecimento, e estas são bastantes para não perdermos tempo correndo atrás dos que nos voltam as costas por motivos fúteis, de amor próprio ou de inveja.
(ALLAN KARDEC)

Não se aflija por antecipação, porquanto que a vida resolva o seu problema, ainda hoje, sem qualquer esforço de sua parte.
(ALLAN KARDEC)

Não se pode ter, guia mais seguro, do que tomando como medida do que se deve fazer aos outros, o que se deseja para si mesmo.
(ALLAN KARDEC)

O Espiritismo não admite a confiança cega; quer ser claro em tudo; quer que lhe compreendam tudo e que se dêem conta de tudo. Então, quando recomendamos estudo e meditação, pedimos o concurso do raciocínio, o que prova que a Ciência Espírita não teme o exame, desde que antes de crer sentimos a necessidade de compreender .
(ALLAN KARDEC)

O Espiritismo não tem nacionalidade. Está por fora de todos os cultos particulares, não é imposto por nenhuma classe da sociedade, pois cada um pode receber instruções de parentes e amigos de além túmulo.
(ALLAN KARDEC)

O Espiritismo é uma Ciência e, como qualquer outra Ciência, não se aprende brincando.
(ALLAN KARDEC)

O apego às coisa materiais é um sinal notório de inferioridade, porque quanto mais o homem se prende aos bens do mundo, menos compreende sua destinação.
(ALLAN KARDEC)

O bem é sempre o bem, qualquer que seja o caminho que a conduza
(ALLAN KARDEC)

O bem é sempre o bem, qualquer seja o caminho que o conduza.
(ALLAN KARDEC)

O egoísmo é a fonte de todos os vícios, como a caridade é a fonte de todas as virtudes. Destruir um e desenvolver o outro, tal deve ser o objetivo de todos os esforços do homem, se quer assegurar sua felicidade neste mundo, tanto quanto no futuro.
(ALLAN KARDEC)

O homem deve se resignar e suportar os males sem murmurar, se quer progredir.
(ALLAN KARDEC)

O homem sério e prudente é mais circunspecto; não somente quer ver tudo, mas ver muito e muitas vezes.
(ALLAN KARDEC)

O homem é assim o árbitro constante de sua própria sorte. Ele pode aliviar o seu suplício ou prolongá-lo indefinidamente. Sua felicidade ou sua desgraça dependem da sua vontade de fazer o bem.
(ALLAN KARDEC)

O homem é um Deus para os animais, como outrora os Espíritos foram deuses para os homens.
(ALLAN KARDEC)

O meio mais eficaz de combater a predominância da natureza corporal, é praticando a abnegação corporal.
(ALLAN KARDEC)

O primeiro controle é, sem sombra de dúvida, o da razão, à qual é preciso submeter, sem exceção, tudo quanto vem dos Espíritos.
(ALLAN KARDEC)

O progresso da humanidade tem seu princípio na aplicação da lei de justiça, de amor e de caridade.
(ALLAN KARDEC)

O que nós queremos é que, ao sair de nossa casa, os ouvintes não levem convicção, levem da Sociedade a idéia de uma reunião grave, séria, que se respeita e sabe fazer-se respeitar, que discute com calma e moderação, examina com cuidado, aprofunda tudo com olho de observador consciencioso, que procura esclarecer-se, e não com a leviandade de simples curioso .
(ALLAN KARDEC)

O sinal mais característico da imperfeição do homem, é o seu interesse pessoal.
(ALLAN KARDEC)

O sublime da virtude consiste no sacrifício do interesse pessoal para o próximo, sem oculta intenção.
(ALLAN KARDEC)

O sábio, para ser feliz, olha abaixo de si e jamais acima, a não ser para elevar sua alma até o infinito.
(ALLAN KARDEC)

O verdadeiro homem de bem é aquele que faz a outrem aquilo que queria que os outros lhe fizessem.
(ALLAN KARDEC)

Onde quer que as minhas obras penetraram e servem de guia, o Espiritismo é visto sob o seu verdadeiro aspecto, isto é, sob um caráter exclusivamente moral
(ALLAN KARDEC)

Os Espíritos de ordem mais elevada, os que estão completamente desmaterializados, são os únicos despojados das idéias e preconceitos terrenos.
(ALLAN KARDEC)

Os Espíritos, em se depurando pelas encarnações sucessivas, perdem o egoísmo, como perdem suas outras impurezas.
(ALLAN KARDEC)

Os Espíritos, por força da diferença existente em suas capacidades, estão longe de estar individualmente na posse de toda a verdade;
(ALLAN KARDEC)

Os bons espíritos simpatizam com os homens de bem, ou suscetíveis de se melhorar. Os espíritos inferiores, com os homens viciosos ou que podem viciar-se. Daí seu apego, resultante da semelhança de sensações.
(ALLAN KARDEC)

Os espíritos protetores nos ajudam com os seus conselhos, através da voz da consciência, que fazem falar em nosso íntimo - mas como nem sempre lhes damos a necessária importância, oferecem-nos outros mais diretos, servindo-se das pessoas que nos cercam.
(ALLAN KARDEC)

Os homens semeiam na terra o que colherão na vida espiritual: os frutos da sua coragem ou da sua fraqueza.
(ALLAN KARDEC)

Os mais perigosos inimigos da Sociedade não são os de fora: podemos fechar-lhes as portas e os ouvidos. Os mais temíveis são os inimigos invisíveis, que aqui poderiam introduzir-se malgrado nosso.
(ALLAN KARDEC)

Os males deste mundo estão em razão das necessidades fictícias que criais para vós mesmos.
(ALLAN KARDEC)

Os obstáculos ao cumprimento da lei divina decorrem dos preconceitos sociais e não da lei civil.
(ALLAN KARDEC)

Para tudo quanto esteja fora do ensino exclusivamente moral, as revelações que cada um pode obter tem um caráter individual sem autenticidade.
(ALLAN KARDEC)

Pelo espiritismo a humanidade deve entrar em uma nova fase, a do progresso moral, que é a sua consequência inevitável.
(ALLAN KARDEC)

Por nossos esforços, senhores, por nossa prudência e pelo exemplo da união que deve existir entre os verdadeiros espíritas, continuemos a mostrar que os princípios que professamos não são para nós letra morta e que tanto pregamos pelo exemplo quanto pela teoria .
(ALLAN KARDEC)

Porque ela (a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas) se abstém de tratar de questões políticas e religiosas ;...
(ALLAN KARDEC)

Possuímos em nós mesmos, pelo pensamento e a vontade, um poder de ação que se estende muito além dos limites de nossa esfera corpórea.
(ALLAN KARDEC)

Prova a experiência que quando um princípio novo deve ter a sua solução, é ensinado espontaneamente em diversos ponto ao mesmo tempo e de maneira, senão na forma, ao menos no fundo.
(ALLAN KARDEC)

Quando a ciência demonstrar que o espiritismo estiver errado em um ponto, ele se modificará neste ponto
(ALLAN KARDEC)

Quem quer que quisesse atravessar-se contra a corrente das idéias estabelecidas e sancionadas, poderia bem causar uma pequena perturbação local e momentânea, mas nunca dominar o conjunto, mesmo no presente e, ainda menos, no futuro.
(ALLAN KARDEC)

Quis Deus que a nova revelação chegasse aos homens por uma via mais rápida e mais autêntica. Eis por que encarregou os Espíritos de a levar de um a outro polo, manifestando-se por toda parte, sem dar a ninguém o privilégio exclusivo de ouvir a sua palavra.
(ALLAN KARDEC)

Reconhece-se a qualidade dos Espíritos pela sua linguagem; a dos Espíritos verdadeiramente bons e superiores é sempre digna, nobre, lógica, isenta de contradições; respira a sabedoria, a benevolência, a modéstia e a moral mais pura; é concisa e sem palavras inúteis. Nos Espíritos inferiores, ignorantes, ou orgulhosos, o vazio das idéias é quase sempre compensado pela abundância de palavras. Todo pensamento evidentemente falso, toda máxima contrária é só moral, todo conselho ridículo, toda expressão grosseira, trivial ou simplesmente frívola, enfim, toda marca de malevolência, de presunção ou de arrogância, são sinais incontestáveis de inferioridade num Espírito.
(ALLAN KARDEC)

Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para domar as suas más inclinações
(ALLAN KARDEC)

Reunimo-nos com o fito de nos esclarecermos, e não de nos distrairmos. Não buscando uma diversão, não queremos divertir aos outros. Por isso não queremos senão ter ouvintes sérios, ao invés de curiosos, que julgassem aqui encontrar um espetáculo .
(ALLAN KARDEC)

Se a Doutrina Espírita fosse uma concepção puramente humana, não teria como garantia senão as luzes de quem a tivesse concebida.
(ALLAN KARDEC)

Se o Espiritismo é uma verdade, nem teme a má vontade dos homens, nem as revoluções morais, nem os desmoronamentos físicos do globo, porque nenhuma dessas coisas podem atingir os Espíritos.
(ALLAN KARDEC)

Se os Espíritos que a revelaram se tivessem manifestado a um só homem, nada garantiria a sua origem, pois seria preciso crer sob palavra naquele que dissesse ter recebido seu ensino.
(ALLAN KARDEC)

Se queimassem todos os livros, a fonte da doutrina não seria emudecida, por isso que não está na terra: surge por toda a parte e cada um pode aproveitá-la. Em falta de homens para a espalhar, haverá sempre Espíritos que atingem todo o mundo e ninguém os pode atingir.
(ALLAN KARDEC)

Se temos avançado menos do que alguns desejariam na sua impaciência, marchamos com mais segurança, sem nos perdermos no labirinto dos sistemas; talvez saibamos menos coisas, mas sabemos melhor, o que é preferível, e podemos afirmar o que sabemos sobre o testemunho da experiência .
(ALLAN KARDEC)

Se tomarmos a palavra milagre em sua acepção etimológica, no sentido de coisa admirável, teremos milagres incessantemente sob as vistas. Aspiramo-los no ar e calcamo-los aos pés, porque tudo então é milagre na Natureza.
(ALLAN KARDEC)

Sejam quais forem os prodigios realizados pela inteligência humana, esta inteligência tem também uma causa primária. É a inteligência superior a causa primária de todas as coisas, qualquer que seja o nome pelo qual o homem a designe.
(ALLAN KARDEC)

Sua influência moral (da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas) é maior do que se pensa; e isto, precisamente porque jamais ela se desviou da linha de moderação que se traçou. Sabe-se que ela se ocupa exclusivamente de seus estudos, sem se deixar desviar pelas paixões mesquinhas que se agitam ao seu redor; que o faz seriamente, como deve fazer toda assembléia científica; que ela persegue o seu objetivo sem se misturar com nenhuma intriga, sem atirar pedras em ninguém, sem mesmo recolher as que lhe atiram.
(ALLAN KARDEC)

Sua marcha progressiva tão rápida, (a Doutrina Espírita) desde que entrou na via filosófica séria, é-nos garantia segura do futuro que lhe é reservado e que, como sabeis, está anunciado em todo o mundo .
(ALLAN KARDEC)

São os próprios Espíritos que fazem a propaganda, auxiliados por inumeráveis médiuns que suscitam por todos os lados.
(ALLAN KARDEC)

Só por meio do bem se repudia o mal, e a reparação nenhum mérito apresenta, se não atinge o homem nem no seu orgulho, nem nos seus interesses materiais.
(ALLAN KARDEC)

Só é inabalável a fé que pode enfrentar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade.
(ALLAN KARDEC)

Tal qual é hoje professada, a doutrina espírita tem uma amplidão que lhe permite abarcar todas as questões de ordem moral: satisfaz a todas as aspirações, e, pode-se dizer, ao mais exigente raciocínio, para quem quer que se dê ao trabalho de estudá-la e não esteja dominado pelos preconceitos. Ela não tem as mesquinhas restrições de certas filosofias; alarga ao infinito o círculo das idéias e ninguém é capaz de elevar mais alto o pensamento e tirar o homem da estreita esfera do egoísmo, na qual tentaram confiná-lo. Enfim, ela se apoia nos imutáveis princípios fundamentais da religião, dos quais é a demonstração patente .
(ALLAN KARDEC)

Toda a paixão que aproxima o homem da natureza animal, o distancia da natureza espiritual.
(ALLAN KARDEC)

Toda pessoa que serve além do dever, encontrou o caminho para a verdadeira felicidade.
(ALLAN KARDEC)

Toda teoria em manifesta contradição com o bom senso, com uma lógica rigorosa e com os dados positivos que se possuem, por mais respeitável que seja a sua assinatura, deve ser rejeitada.
(ALLAN KARDEC)

Todo efeito tem uma causa; todo efeito inteligente tem uma causa inteligente; a potência de uma causa está na razão da grandeza do efeito.
(ALLAN KARDEC)

Todo o sentimento que eleva o homem acima da natureza animal, anuncia a predominância do Espírito sobre a matéria e o aproxima da perfeição.
(ALLAN KARDEC)

Todos os exemplos que passaram aos nossos olhos pelas evocações, todas as investigações a que nos dedicamos vieram confirmar os princípios da Ciência e fortalecer as nossas crenças ; ...
(ALLAN KARDEC)

Tomar as almas que se foram como assunto para distração seria faltar ao respeito a que fazem jus; especular sobre sua presença e sua intervenção seria impiedade e profanação .
(ALLAN KARDEC)

Você receberá, de retorno, tudo o que der aos outros, segundo a lei que nos rege os destinos.
(ALLAN KARDEC)

Vosso espírito se elevará mais depressa se já progrediu em inteligência.
(ALLAN KARDEC)

É a unidade que se estabelece na teoria da doutrina, à medida que a estudam e melhor a compreendem.
(ALLAN KARDEC)

É certo que, no bom sentido, a confiança nas próprias forças torna-nos capazes de realizar coisas materiais que não podemos fazer, quando duvidamos de nós mesmos.
(ALLAN KARDEC)

Comments