Filtro de barro

O filtro de barro brasileiro sempre foi a melhor forma de purificar e ajudar na energização da água... o barro, como usado nas medicinas naturais, tem propriedades muito interessantes, e ajuda também na purificação dos elementos.

Outra dica interessante é como manter a limpeza do filtro quanto aqueles bolores ou fungos que as vezes devido a umidade ou falta de ventilação acabam se formando ao seu redor. Para isso, basta passar com uma flanela, vinagre de maçã. Esfregue o vinagre na parte externa do filtro (não passe por dentro), e deixe secar um pouco antes de colocar a água novamente. Isso vai evitar que se forme aqueles pontinhos brancos ou verde. Faça de tempos em tempos, ajuda a proteger.

Segue abaixo texto sobre o filtro:

Nós, brasileiros, temos provavelmente o melhor sistema de filtragem de água nas mãos, há muito tempo, e nem mesmo sabíamos disso. Pesquisas norte-americanas apontaram que os filtros tradicionais de barro com câmara de filtragem de cerâmica são muito eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose, um parasita causador de doenças.

Essas conclusões são baseadas nas pesquisas demonstradas no livro The Drinking Water Book, de Colin Ingram, ótima referência para pesquisas sobre sistemas de filtragem de água.

Colin Ingram tem 40 anos de experiência como escritor científico, pesquisador, consultor e publicação técnica. Ele conduziu programas extensos de pesquisa sobre todos os aspectos da água potável e de purificação de água, fazendo avaliação e testes de produtos.

As pesquisas revelam que sistemas mais eficientes são baseados na filtragem por gravidade, onde a água lentamente passa pelo filtro e goteja num reservatório inferior, justamente como são os filtros de barro no Brasil. Esse sistema mais ‘calmo’ de filtrar a água garante que micro-organismos e sedimentos não passem pelo filtro devido a uma grande pressão exercida pelo fluxo de água.

Essas conclusões levam a crer que quando um filtro de água sofre uma pressão devido ao fluxo da água da torneira ou da tubulação, o processo fica prejudicado, pois a pressão sobre o conjunto faz com que micro-organismos, sedimentos ou mesmo elementos químicos como ferro e chumbo passem pelo sistema chegando ao copo do consumidor.

O sistema lento de gotejamento colabora para que micro-organismos não passem pelo filtro

Por fim a pesquisa revela também que muitas das tecnologias que são lançadas no mercado não têm muita utilidade, pois, em geral não impedem que elementos perigosos como o flúor ou arsênio passem pelo processo de filtragem, assim sendo suficiente a compra de um filtro simples de gotejamento e cerâmica.

Assim é sempre bom ficarmos atentos na compra de produtos que são importantes à saúde e sempre analisarmos bem o produto de acordo com a sua real necessidade.
Como limpar a vela do filtro:

* Não use açúcar ou sal para limpar a vela. Esses alimentos podem entupir a superfície porosa dela.

* O ideal é utilizar uma bucha nova e limpa, e debaixo de água corrente da torneira, passá-la sobre toda a vela enxaguando.




Fontes:
- Fórum Notícias Naturais: Filtro de barro brasileiro é o mais eficiente do mundo
- Ecológico: Filtro de barro brasileiro é o mais eficiente do mundo

http://www.noticiasnaturais.com/2014/02/filtro-de-barro-brasileiro-e-o-mais-eficiente-do-mundo/
Comments