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Lian Gong, Tai Ji Qi Gong, Oi Gong, Xian Gong, Zhu Yen Shu, Yi Jin Jing e Ba Duan Jing

Lian Gong em 18 terapias

Tai Ji Qi Gong em 28 movimentos

Qi Gong dos Meridianos

Xian Gong

Zhu Yen Shu - Manter o Rosto Jovem (auto-massagem matinal)

18 percussões para a saúde e rejuvenescimento

Yi Jin Jing Ba Duan Jing


LIAN GONG EM 18 TERAPIAS


O Lian Gong em 18 Terapias é uma prática corporal, criada na década de 70, pelo Dr. Zhuang Yuan Ming, nascido em Shangai, China, em 1919.
Ele uniu conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e da moderna medicina ocidental, com antigas artes guerreiras, de forma a prevenir e tratar problemas osteomusculares e articulares, tão freqüentes nas condições da vida moderna.
Trata-se de uma prática corporal fundamentada em algumas práticas tradicionais, mas com enfoque essencialmente voltado para a saúde física, levando em conta a circulação do Qi, sendo por isto mais facilmente aceita por muitos profissionais da saúde, pela facilidade de sua compreensão na óptica ocidental.
Em função desta ampla aceitação e da eficácia observada, o Ministério da Saúde o incluiu entre as práticas da MTC a serem oferecidas à população pelo SUS, através da Portaria 971 de 04 de maio de 2006.
O Instituto IDEAIS, através do Programa Saúde e Tradição, tem contribuído para que a implantação do Lian Gong seja feita de acordo com a orientação dos autores da técnica, buscando preservar os princípios da MTC, de forma a alcançar toda a qualidade e eficácia desta prática corporal.

O Lian Gong em 18 Terapias é composto de três partes


Parte Anterior (1ª. Parte) - 18 exercícios para prevenir e tratar dores no corpo e restaurar a sua movimentação natural.

1ª. Serie - 6 exercícios - trabalha a parte superior, pescoço e ombro.
2ª. Serie - 6 exercícios - trabalha o tronco, costas e região lombar.
3ª. Serie - 6 exercícios - trabalha, a parte inferior, glúteos, pernas e pés.

Parte Posterior (2ª.Parte) - 18 exercícios para prevenir e tratar problemas articulares, prevenir e tratar tendinite, tenossinovite e disfunções orgânicas.

4ª. Serie - 6 exercícios - trabalha as articulações, previne e ajuda a tratar doenças articulares.
5ª. Serie - 6 exercícios - trabalha o fortalecimento dos tendões, previne e ajuda a tratar tendinite e tenossinovite.
6ª. Serie - 6 exercícios - é uma automassagem que trabalha pontos da acupuntura, com o objetivo de harmonizar as funções orgânicas.

I Qi Gong (3ª. Parte) - cultivo e beneficiamento do Qi, sopro vital - 18 exercícios terapêuticos que previnem e tratam a bronquite crônica e a debilidade funcional do coração e dos pulmões, bem como outras doenças crônicas.

Uma das principais características do Lian Gong em 18 Terapias é o foco no “Zhen Qi" ou "Qi Verdadeiro”. Quando o Zhen Qi está pleno no interior do corpo humano, os fatores patogênicos não o podem invadir e o corpo mantém todas as suas funções e atividades em perfeita harmonia.


TAI JI QI GONG EM 28 MOVIMENTOS


O significado do Tai Ji Qi Gong
Tai Ji: Símbolo da Unidade do Yin e Yang. Também significa “Viga Mestra”, “Pólo Supremo” e “Cumeeira”.
Qi: Ar vital, alento, sopro. É também conhecido genericamente como energia.
Gong: Experiência, habilidade conquistada pela vivência, trabalho e esforço.
O nome do método “Tai Ji Qi Gong em 28 Movimentos” pode ser traduzido como: “Harmonização dos Sopros Vitais em 28 Movimentos”.

Origem do Tai Ji Qi Gong em 28 Movimentos

O Tai Ji Qi Gong em 28 Movimentos foi elaborado pelo Dr. Li Ding, baseado no Tai Ji Qi Gong em 18 Movimentos do Dr. Chen Kwei Lan de Harbin, China.
Após estudar a fundo o Tai Ji Qi Gong em 18 Movimentos, o Dr. Li Ding aperfeiçoou e expandiu o método para 28 movimentos; modificou alguns movimentos, que eram realizados numa só direção, para serem realizados à esquerda e direita e acrescentou outros 10 movimentos. As modificações visam enfatizar a teoria dos meridianos da Medicina Tradicional Chinesa e a harmonização das atividades de ambos os lados do cérebro na prática dos exercícios.
O Dr. Li apresentou o método em 1987, na Itália e em Singapura, em conferências acadêmicas, e foi muito bem recebido, inclusive pelos praticantes do Tai Ji Qi Gong em 18 Movimentos. A prática do método expandido em 28 movimentos, além de ser terapêutico, proporciona uma melhor compreensão da teoria dos meridianos e dos órgãos internos da Medicina Tradicional Chinesa.

QI GONG DOS MERIDIANOS


Transporte Harmonioso do Qi e do Sangue pelos Meridianos e Colaterais
Qi Gong : Cultivo do sopro vital (qi)
Meridianos e Colaterais : Caminhos no corpo por onde fluem o qi e o sangue
O Qi Gong dos Meridianos foi desenvolvido em 1985 pelo Dr. Li Ding, médico formado tanto na Medicina Tradicional Chinesa como na Medicina Ocidental.
O método é baseado nos conhecimentos dos Meridianos da Medicina Tradicional Chinesa e nos conhecimentos do Qi Gong, que induz o fluxo do sopro vital e regula a respiração.
Nesta técnica, são percorridos os trajetos dos 12 Meridianos Regulares e dos meridianos Vaso Concepção e Vaso Governador, induzindo o fluxo de Qi através deles.
Além dos resultados terapêuticos obtidos através da harmonização da circulação do Qi pelos meridianos, o método permite o estudo e a propriocepção dos meridianos.


XIANG GONG - TREINAMENTO PERFUMADO


O Xiang Gong foi elaborado e divulgado em 1988 pelo prof. Tien Wei San, de Luoyang, em Henan – China. O método consiste-se de 2 níveis, agrupados de acordo com o grau crescente de dificuldade dos movimentos.

Xiang Gong - Nível 1
O nível 1 do Xiang Gong consiste-se de 15 movimentos realizados pelos antebraços em várias direções, pode ser praticado em pé ou sentado e exercitam os meridianos das mãos que pertencem aos órgãos: Pulmão, Coração e Pericárdio, e às vísceras: Intestino Grosso, Intestino Delgado e Triplo Aquecedor. Os movimentos foram projetados para fortalecer as funções dos órgãos e dos meridianos e massagear um ou dois pontos chaves de cada meridiano.

Xiang Gong – Nível 2
O nível 2, consiste-se de 15 movimentos realizados coordenadamente pelos membros superiores e inferiores, e praticados em pé. Os movimentos foram projetados para massagear pontos nos meridianos dos pés e das mãos, e também para cultivar o qi no meridiano Vaso Governador através dos movimentos do quadril e joelhos.


ZHU YEN SHU

Como manter o rosto jovem
auto-massagem matinal

Criado pelo mestre Hu Yao Zhen, médico e mestre de Qi Gong, o Zhu Yen Shu foi transmitido no Brasil pela sua filha, Dra. Hu Yue Xien, por ocasião de sua visita ao Brasil no ano de 1998.
É uma auto-massagem composta de 8 movimentos a ser realizado pela manhã, ao acordar, com a finalidade de facilitar o nascimento e a fluência do Yang Qi (sopro yang) no nosso corpo garantindo, desta forma, a vitalidade dos órgãos internos e a juventude do rosto.

18 PERCUSSÕES PARA A SAÚDE
E REJUVENESCIMENTO


Essas percussões fazem parte dos exercícios medicinais e de rejuvenescimento elaborados pelo Dr. Hu Chuan Tien, de Beijing, China, no ano de 1975.


YI JIN JING


O Yi Jin Jing, arte marcial chinesa, é como uma água corrente que vem de uma nascente muito antiga e distante, um dos tesouros da cultura chinesa, criado pelo Mestre Bodhidharma.
É uma arte muito profunda, que nos mobiliza física e mentalmente, trabalha a condução do Qi pré-natal, pós-natal e Qi da natureza, promovendo a vinculação entre Céu, Terra e Homem.
É um dos mais famosos estilos de Qi Gong e, como todo Qi Gong, divide-se em Wai Gong (prática externa) e Nei Gong (prática interna).
O Wai Gong do Yi Jin Jing promove o fortalecimento e resistência do corpo físico e a rapidez do movimento.
O Nei Gong do Yi Jin Jing promove a tranqüilidade da mente e a harmonia do Qi.
O Yi Jin Jing foi uma das práticas tradicionais nas quais o Dr. Zhuan Yuan Ming se inspirou para criar o Lian Gong em 18 Terapias.

BA DUAN JING (PA TUAN CHIN)

Oito Brocados de Seda
(Oito Exercícios para a Saúde)


O BA DUAN JING (PA TUAN CHIN), traduzido como “As Oito Peças de Brocado” ou “Oito Brocados de Seda”, designa uma seqüência de oito exercícios de Qi Gong (Chi Kung) utilizados como forma de manutenção e recuperação da saúde. Esta técnica é utilizada pela Medicina Tradicional Chinesa, por diversos estilos de artes marciais e por todos os interessados em receber seus preciosos benefícios.
A História
O Ba Duan Jing (Pa Tuan Chin), provavelmente, foi desenvolvido na dinastia Song da China (960 – 1279 d.C), uma época de grandes dificuldades na China. Sua criação é comumente atribuída ao grande Marechal Yue Fei, considerado um dos mais sábios e bravos heróis, sendo muito respeitado até os dias de hoje. Ele possuía grande conhecimento das técnicas de Qi Gong (Chi Kung) e desenvolveu oito exercícios simples, deixados na forma de belos poemas, com a intenção de cuidar e manter a saúde de seus soldados.
BenefíciosOs exercícios podem ser realizados em pouco tempo, sendo excelentes para as pessoas que sofrem pressão constante, alto nível de estresse e possuem pouco tempo disponível. A seqüência de movimentos pode ser praticada de duas formas: em pé e sentada.
A prática é muito simples e, ao mesmo tempo, muito vigorosa e eficaz. Promove o fortalecimento e o alongamento de todo o corpo, massageia os órgãos internos, fortalece os ossos, músculos e tendões, promove o desbloqueio e a circulação dos meridianos (canais de energia do corpo). Promove um aumento da capacidade respiratória, fortalece pernas e braços, corrige e melhora inúmeros problemas posturais.
Em pouco tempo de prática, percebe-se um aumento da concentração, as emoções e o coração se acalmam, a serenidade e a tranqüilidade podem ser sentidos facilmente. Através de movimentos suaves, aliados à respiração profunda, o Qi (Chi) pode ser liderado pela mente e promover a saúde integral do ser humano. Enfim, uma prática realmente preciosa pelos seus incontáveis benefícios.

Os Oito Exercícios


Primeira Peça do Brocado
Mãos duplas empurrando o Céu
Segunda Peça do Brocado
Direita e Esquerda abrem o arco para atirar no falcão
Terceira Peça do Brocado
Empurrando o Céu e a Terra
Quarta Peça do Brocado
Gire a cabeça e balance a cauda (quadril) para eliminar o fogo do coração
Quinta Peça do Brocado
Cinco fraquezas e sete prejuízos esperem e vejam depois
Sexta Peça do Brocado
Segurar os pés com as mãos
Sétima Peça do Brocado
Olhar com raiva
Oitava Peça do Brocado
Ficar na ponta dos pés e regular os meridianos Yang









fonte: http://www.saldaterraluzdomundo.net/saude_artigos_origem.htm
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