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Adeus Insônia

Adeus insônia

Se você não consegue pegar no sono, aqui vai uma ótima notícia: a insônia é sintoma, e não doença. A descoberta recente abriu perspectivas para os estudos sobre o sono e novas possibilidades para os tratamentos, que já não precisam ser feitos apenas com remédios. “Na busca pelas causas desse sintoma, os pesquisadores constataram que a maioria dos casos de insônia não é de origem orgânica, mas tem a ver com as emoções e o comportamento”, explica Rubens Pitliuk, neuropsiquiatra do Hospital Albert Einstein, de São Paulo.

Em outras palavras, angústia, pressa e tensões do cotidiano são fatores que nos roubam o sono. Então, tudo que for feito para aliviá-los tornará possível ter de volta noites bem-dormidas. “Quando é o caso, aconselho meus pacientes a praticar ioga, meditação ou qualquer outra terapia que favoreça o bem-estar físico e mental”, diz a médica neurofisiologista Stella Tavares, responsável pelo Laboratório do Sono do Hospital Albert Einstein.

Veja nas próximas páginas muitas práticas que você pode fazer em casa. Elas ajudam a baixar a ansiedade e aquietar os pensamentos antes de dormir, para que se desfrute de um sono profundo e regenerador.

Práticas indianas

Mantras, sons que embalam a noite
No antigo idioma da Índia, o sânscrito, a palavra mantra significa “liberação da mente”. Na prática, são sons, frases ou versos sagrados repetidos muitas vezes, o que tem um efeito relaxante. Criados há séculos por mestres espirituais que conheciam o efeito de cada vibração sonora no corpo, os mantras servem para dissolver pensamentos que causam raiva, medo, angústia, dúvida, desconforto, dor, insatisfação.

Alguns mantras podem ser valiosos aliados no combate à insônia, influindo positivamente na qualidade do sono. “Quem sofre de insônia tem tendência a querer controlar demais a vida, e os mantras ajudam na entrega necessária à chegada do sono”, explica Hélder Carvalho, professor do Instituto de Yoga e Terapias Aurora, do Rio de Janeiro.

Eis alguns mantras para ajudar os insones a cair sem resistência nos braços de Morfeu, deus grego do sono. Eles devem ser repetidos muitas vezes, no mesmo ritmo, de preferência em voz baixa, como se fossem uma cantiga de ninar. Você pode escolher um por noite e entoá-lo quando já estiver deitado ou mesmo sentado. Todos apaziguam a mente.

OM: é o som primordial, o mais tradicional e conhecido de todos os mantras. Pronuncia-se “ommm”, “aummm” ou “ao mmm” (o som inicia-se mais aberto e termina anasalado, ressoando em toda a cabeça).

Shanti Patha, o mantra da paz:
“Sarve Shyan Swastir Bhavatu
Sarve Shyan Shanti Bhavatu
Sarve Shyan Poornam Bhavatu
Sarve Shyan Mangalan Bhavatu
Om Shanti Prema”
(Desejamos saúde a todos,
Desejamos paz a todos,
Desejamos perfeição a todos,
Desejamos felicidade a todos,
Deus é paz e amor.)

Ioga
Entre outros benefícios, os exercícios de ioga reequilibram o funcionamento das glândulas, incluindo a glândula pineal, responsável pela liberação do neuro-hormônio que induz ao sono. “A ioga promove a respiração correta, uma das formas mais eficientes de reduzir a ansiedade”, diz Márcia Silva De Luca, professora de ioga do Centro Integrado de Yoga Meditação e Ayurveda (Ciyma), de São Paulo. A seguir dois exercícios.

1- Inspirar e expirar
• Sentado ou deitado, inspire trazendo o ar até o abdômen. Ao mesmo tempo, mentalize que está absorvendo a energia positiva do Universo e as qualidades de um sono tranqüilo. Depois, expire, abaixando o abdômen, e imagine as preocupações e a insônia sendo eliminadas.

2 - Atenção aos pés
• Deite-se na cama de costas, região lombar apoiada no colchão, olhos fechados, respiração natural.
• Visualize seus pés e imagine que os deixa soltos, totalmente relaxados.
• Repita a visualização e a ordem de relaxamento com a musculatura das panturrilhas, suba até os joelhos e continue, relaxando todo o corpo, músculo por músculo, até chegar ao couro cabeludo. Se não dormir antes do final do exercício, pode ter certeza de que o sono virá logo, logo.

Atenção aos pés

Orientações da medicina chinesa

Automassagem
Uma das práticas mais simples da medicina chinesa com ótimos resultados contra a insônia é pressionar alguns pontos do tui na, um tipo de automassagem que ajuda a relaxar e restabelece o fluxo da energia vital em todo o corpo.

Veja os pontos sugeridos pela terapeuta Maria Mercati, diretora do Bodyharmonics Centre, da Inglaterra, e autora do livro Tui Na (ed. Manole). Para facilitar a chegada do sono, massageie os pontos (indicados nas figuras ao lado), nos dois braços e por cinco minutos, com o polegar. Faça isso já na cama, deitado, com as costas apoiadas, se possível ouvindo uma música suave.

1. C7, na base do punho, ideal para mente cansada, ansiedade, sono leve e depressão.
2. PE6, no antebraço, entre os dois grandes tendões, tem efeito relaxante para o físico e para o mental.

Ritual do sono
Há mais de 2 mil anos a medicina chinesa já afirmava uma verdade que só recentemente os pesquisadores do Ocidente reconheceram: esquentar demais a cabeça causa desarmonia no corpo e insônia. Então, a atitude mais saudável é preocupar-se apenas com o necessário, estipular pausas para o lazer e a vida social e respeitar muito os próprios limites, necessidades e vontades. Esses são os melhores


http://bonsfluidos.abril.com.br/edicoes/0060/canal3e/a.shtml

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