Yoga - Chakras‎ > ‎Artigos Diversos‎ > ‎

Energia dos cabelos e pelos

Bom, a pedidos vou tentar responder a essa questão dentro do que conheço, da maneira mais resumida possível e sem entrar em muitos detalhes, até porque não adianta muito falar sobre essa questão, já que infelizmente as pessoas preferem se convencer que não faz diferença... enfim, vamos lá.

Sobre para que serve o cabelo no corpo e suas propriedades energéticas.

Não vou entrar no mérito tanto físico, até porque para esse assunto existem sites e médicos muito mais competentes, meu foco são as questões energéticas e espirituais.

No que diz respeito aos cabelos e pelos no corpo, de forma geral estão ligados ao sistema nervoso. Os cabelos (cabelo é o que fica na cabeça, o resto são pelos), então, os cabelos por estarem conectado, de forma indireta, ao 7° chakra e a energia da cabeça, tem uma importância bem elevada. Faz uma conexão com a energia céu e da terra, agindo com pequenos fios de captação.

Funciona mais ou menos como se fosse um fio de cobre que capta a energia do ambiente, do sol, prana, chi (qi), e passando pela cabeça distribui para onde se faça necessário, principalmente pelo centro nervoso. Quando os cabelos são naturais, sem tinturas, alisamentos e outras químicas que destroem sua capacidade natural de captação, eles funcionam com "antenas cósmicas", que irão ajudar tanto no equilíbrio do sistema nervoso, como servir de fonte de energia. É por esse motivo que comento algumas vezes sobre a mania de pintar cabelos e passar todo tipo de química destrutiva para ficar mais "jovens" ou "diferente". Desculpe, mas é minha opinião. Ninguém precisa de pintura ou cuidados com os cabelos senão o uso de plantas e ervas naturais, que irão fazer o mesmo efeito sem os problemas inerentes a química, temperatura alta que queima, e outros problemas mais sérios que prefiro não entrar no mérito aqui. Mas apenas um ponto de atenção! Certas químicas penetram no cérebro atrás dos cabelos e poros, e irão prejudicar a pessoa, e muito, tanto a nível físico como energético. Não tentar convencer ninguém sobre isso, cada um tem sua opinião e estudos a respeito.

Outra coisa interessante sobre os cabelos é que além de servirem de anteninhas cósmicas, fazem um papel de "raiz" energética. Esse é o motivo do porque algumas religiões usam cabelos compridos. Não estou falando das religiões "atuais" que imitam as antigas, mas sem os fundamentos e bases, mas sim dos yogues e algumas tradições Taoistas, Hindus, Chinesas, Japonesas, enfim, orientais, e algumas raridades ocidentais, inclusive os Rastafari.

Os cabelos acabam sendo usados grandes como se fossem as raízes das árvores, acreditam que quanto maior melhor, pois mais captação de energia terão. E faz sentido mesmo, porque irão atuar tanto na captação, como também ajudar nos chakras da cabeça (lembram sobre a história de Sansão?). Isso se dá pela pressão que exercem. Os chakras quando "sofrem" certo tipo de pressão, principalmente na cabeça (claro, feito de maneira correta e com princípios), acabam ajudando de certa forma em algumas aberturas na cabeça/crânio. Esse é o mesmo motivo do porque alguns usam turbantes e outras coisas que mantém certa pressão em áreas específicas da cabeça. Mas não irei entrar em detalhes do como e dos pontos, porque se for feito da forma errada, pode se machucar, e muito!

Ficou mais ou menos claro sobre o cabelo? Então é legal ficar atento a partir de agora sobre pinturas, alisamentos e outros métodos que deixam a pessoa "bonitinha" mas não servem para nada no que diz respeito a energia. Quem realmente busca conhecimento energético e espiritual, precisa começar a pensar de forma diferente e sair desse condicionamento social que busca mais a beleza corporal que espiritual.

E antes de alguém questione a respeito, não faz diferença se a pessoa é cabeluda ou careca, o corpo é inteligente, se a pessoa não precisa de cabelo é porque o corpo usa outros métodos para captar energia, até porque o cabelo é apenas um meio, mas todo o corpo é um grande tubo de captação e emissão de energia. Por exemplo os budistas e algumas religiões que raspam a cabeça, isso quer dizer que eles deixam de captar energia? Não, claro que não! O cabelo, assim como os pelos, são apenas meios e não fins, mas que não seja desculpa para pinturas e tinturas certo!

É interessante refletir também no porque os cabelos caem durante certas terapias químicas, do porque no exercito cortam o cabelo das pessoas... enfim, refletiam e tirem as próprias conclusões...

Quanto aos pelos do corpo, de forma indireta servem para a mesma coisa. Tem pessoas que tem mais ou menos pelos, de acordo com a necessidade bioquímica e energética a que o espírito (alma), irá usar o corpo que habita. Os pelos ajudam tanto na captação de energia como servem de instrumento para melhorar as defesas do corpo. Esse é um dos motivos do porque algumas pessoas arrepiam tanto, e os pelos ficam elétricos em algumas práticas energéticas. Dizem também, não sei até que ponto é verdade, que as pessoas mais peludas tem mais energia interna... não sei mesmo dizer se é verdade ou não, mas tem seus fundamentos para o corpo humano. Lembrando que esse fundamento é valido para o corpo humano, já que muitas outras raças de outros planetas já não precisam mais de pelos, e as futuras raças humanas daqui alguns éons também não irão mais utilizar corpos peludos. Isso virá com o aprimoramento do DNA, GNA, e muitas mudanças que irão ocorrer ao longo dos milênios.

Nos animais é um pouco diferente a necessidade dos pelos, por isso a densidade e uso também são diferentes. Acho que muitas pessoas sempre irão encontrar meios de ignorar certas informações para permanecerem naquilo que acreditam lhes agradar mais (satisfazer a vaidade e o EGO). Mas para quem realmente está estudando e colocando em prática as questões espirituais, talvez esse pequeno comentário que fiz tenha alguma utilidade.

Não é preciso gastar rios de dinheiro com shampoos, condicionadores, tinturas... o cabelo não precisa disso, nunca precisou. Mas se realmente quer algo, procure produtos naturais, ervas, infusões, chás... além de mais baratos não "matam" o cabelo. Falando nisso, quando analisamos os cabelos das pessoas hoje em dia, principalmente as mulheres por conta dos produtos que usam, estão entupidos, como se fossem canos e cobre cheios de ferrugem. Faça um teste por um tempo e perceba a diferença. Lembrando que o sistema nervoso percorre toda a coluna e todo o corpo, faça a ligação dos pontos :D

Espero ter esclarecido um pouco sobre o assunto.

Paz e Luz!
Terry
Comments