Yoga - Chakras‎ > ‎Artigos Diversos‎ > ‎

Natha Sampradaya



A mais antiga e tradicional linhagem de yogis da Índia chama-se Natha (mestre) Sampradaya (linhagem espiritual ou tradição)

Sendo uma sampradaya tântrica-shivaísta é muito conhecida e respeitada por:

1) Por ser a mesma tradição que criou o Hatha Yoga, que deu origem a todos os estilos de yoga físicos modernos.

2) Por ser a mesma linhagem dos mestres Matsyendra, Goraksha, Svatmarama, Gheranda e do próprio Shiva.

3) A fonte de todas as escrituras tradicionais do Hatha Yoga cono hatha Yoga Pradípika, Gheranda Samhita e Shiva Samhita.

Hoje em dia pode-se dizer com certeza que qualquer estilo de aula que use posturas yogis está usando uma técnica natha. Embora muitos mintam sem no entanto conseguir apresentar nenhuma escritura ou tradição que confirme suas afirmações. Antes da doutrina exposta por Gorakshanath o termo "asana" referia-se apenas a esteira de prática, como por exemplo uma pele de tigre, sinônimo de pitham.

A Natha Sampradaya é uma tradição iniciática que só revela o funcionamento secreto das técnicas após um ritual de iniciação feito após um longo e exigente perído probatório. Até mesmo o revelado nas escrituras está velado por uma linguagem crepuscular não acessível aos não iniciados.
O que está escrito é uma pequena parte do que é transmitido "de boca a ouvido" para manter este antigo costume presente em todas as tradições do mundo.

Porém o que mais chama a atenção é que nas práticas modernas as técnicas são ensinadas como uma ginástica, pois até mesmo os deficientes "cursos de formação" apesar de ensinarem técnicas dos shastras nathas, abordam estas mesmas técnicas so ponto de vista da fisiologia e da anatomia, desconsiderando em grande parte a "anatomia esotérica" e desconhecendo completamente o funcionamento secreto das técnicas.

Isso faz com que as técnicas percam a maior parte de sua força e ainda as desproposita totalmente, o que acontece quando um todo é desmembrado em partes desconexas.

É interessante saber que os indianos famosos no ocidente são considerados pelos Nathas como: "fabricante de yoga para estrangeiros".


HISTÓRIA

É muito difícil, para não dizer impossível, separar fatos de mitologia quando se trata de hinduísmo, pois para a maioria dos hindus os acontecimentos mitológicos foram fatos reais.

Além disso a Natha Sampradaya, que teve origem em Shiva, foi ramificando-se em progressão geométrica e sem a menor preocupação em datar os fatos.

Como tudo inicia-se?

Um pescador chamado Matsyendra foi engolido por um peixe e levado para o esconderijo subaquático de Shiva. Tendo executado os ensinamentos dados à sua esposa Parvati em secreto e com atenção (enquanto que Parvati adormeceu ao escutar a explicação), Matsyendra obteve o mercimento de ser iniciado pelo próprio Adinatha (Shiva) com o título de "natha" (senhor "do" si mesmo).

Saindo dali teve o discípulo Gorakshanatha que criou o Hatha Vidya e continuou a linhagem.

Dentro da Natha sampradaya possuímos vários níveis:

Avyalambi: que passaram pela mantra diksha, onde receberam o Guru Mantra, o nome espiritual e as instruções (upadesha)

Aughar: monges que receberam chot diksha, ganahndo o apito, a roupa de monge e tendo o cabelo raspado. Bem como instruções mais profundas sobre por exemplo, a linguagem crepuscular (sandhyabhasha)

Darshani: passaram pela Cerimônia das Lágrimas onde a cartilagem das orelhas é perfurada para passar o brinco (kundala) num processo de ativar um ponto importante de uma nadi, ajudando o prana e entrar no canal do sushumna, criando assim facilmente o estado de unmani avashtha (mente silenciosa). Tb é uma prova de merecimento. Nesta ocasião, recebe-se o mantra pessoal, podendo tornar-se guru.

Sendo uma das ordens que recebeu muitos incentivos em III A.C.

Alguns datam nossa tradição de 8 DC, porém é impossível fazer datação das tradições indianas, visto que a maioria não tem muito texto escrito, recebendo e propagando seus ensinamentos oralmente. Os que tem, não tem a menor preocupação de por datas. Isto é feito apenas por acadêmicos através de métodos altamente questionáveis.




fonte: http://mongeshankar.blogspot.com/2010/05/nathasampradaya.html
Comments