Sobre yoga para gestantes...

Como as pessoas não conhecem muito sobre a prática da Yoga durante a gestação, abaixo deixo alguns pontos para reflexão.

A Yoga na gravidez é uma fonte de muita luz, tanto para a mãe quanto para a criança em desenvolvimento.

Durante as aulas de yoga existe uma integração com as energias sutis, que estarão em auxilio no desenvolvimento da mãe e da criança.

Isso se dá pelas posturas, movimentos (posturas), meditações e relaxamentos feitos durante as aulas. Com isso existe a tonificação dos músculos, fazendo com que mãe não fique com os movimentos restritos no final da gravidez, onde por vezes é um dos motivos que acaba gerando dor e diminuindo a possibilidade de parto natural. Além disso, os exercícios relaxam as articulações, ativam a circulação, aumentam a oxigenação do organismo, ampliam a flexibilidade corporal, essencial para uma melhor adaptação as alterações hormonais que podem afetar o humor e o bem-estar geral, pois existem grandes mudanças no corpo e na mente.

É sempre importante salientar a procura de um médico (obstetra), para verificar as condições e fornecer as informações para que a medicina e yoga possam se tornar aliadas para uma melhor gestação. Conheço várias pessoas que devido a yoga tiveram resultados fantásticos, tanto na melhora corporal quanto no desenvolvimento, entre outros fatores que prefiro não mencionar para não virar "misticismo".

Segundo alguns estudos médicos, devido aos alongamentos nas posturas de yoga, o ponto de equilíbrio da barriga muda um pouco para frente, trabalhando músculos que a maioria não praticante de yoga não costuma usar. Existe também uma melhor abertura das costelas e ajuste da coluna, melhorando e muito as dores e facilitando a disposição da criança na barriga, melhorando a qualidade da gestão e acomodação da criança, pois a barriga acaba sendo sua moradia provisória durante cerca de 9 meses. É dito que existe uma melhora de mais ou menos 80% das dores, o que é excelente!

Outro beneficio muito importante diz respeito a respiração (pranayamas). Como a yoga irá trabalhar a respiração nas posturas, meditações e relaxamentos, diminui o inchaço do corpo, pois faz com que o coração trabalhe em melhor ritmo, ativando a circulação e fazendo com que os rins trabalhem melhor, reduzindo a retenção dos líquidos.

A yoga, tendo também suas posturas como meio de desenvolvimento físico, ajuda na liberação de endorfina, substância que provoca a sensação de bem estar.

Segundo ainda alguns obstetras e estudos, as mulheres que praticam yoga tem mais facilidade de parto normal, inclusive sem dor, pois aprendem a controlar a mente e pacificarem o corpo. Isso é fato comprovado pela maioria das praticantes que fizeram essa linda escolha, melhorando muito a qualidade na vinda ao mundo da criança.

O parto normal é uma bênção, e apesar do medo atual das mulheres por esta escolha devido a dor, quando se pratica yoga e reaprende a conhecer e trabalhar o corpo, não existe a tão temida dor do parto, pois a mente entra em frequências mais sutis, fora o amparo espiritual que todas as mães tem durante esse período, independente de dogmas. É preciso perder o medo e conhecer seu corpo, e a yoga ajuda muito nesse sentido.

Para estes efeitos se tornarem reais é importante a continuidade e prática diária, pelo menos 1 vez por semana com acompanhamento.

A yoga como conexão sutil entre corpo e mente, durante as meditações e relaxamentos ajuda também no contato entre mãe e filho, onde muitas após as práticas mencionam sonhos, visões e até conversas internas com seus filhos, o que é lindo e natural para quem tem na yoga um meio de refinamento das energias.

É claro, não é preciso esperar uma gravidez para praticar yoga, o quanto antes iniciamos estas práticas tão sublimes, maiores os benefícios. Isso vale para mulheres e para os homens, pois a Yoga apesar de no Brasil ser mais pratica por mulheres, sempre foi uma pratica interna muito praticada por homens (procurem pelos ensinamentos de Patanjali, Yogananda, Babaji, Krishna, entre tantos outros yogues ao longo dos milênios).

Resolvi escrever esse pequeno texto, resumindo e muito os benefícios, porque várias pessoas questionam, não conhecem ou tem receio das práticas.

Que a Yoga possa ser um caminho de luz e boas vibrações para todos!

Para os que residem em Ribeirão Preto, aconselho a escola de yoga, Ananda Espaço de Yoga.

Procurem por boas escolas, pois para tudo isso ser benéficos é importante uma identificação entre aluno e professor(a). Fiquem atentos aqueles que usam o yoga como ginástica, pois yoga nunca foi e nunca será somente exercício físico, mas sim um meio de desenvolvimento integral entre corpo, mente e alma, para que possamos nos desenvolver em todos os níveis. Busquem também questionar o professor(a) sobre as práticas para saber mais a respeito das técnicas e benefícios, pois aqui como disse, é um resuminho bem resumido de tudo o que pode-se conquistar com essa linda prática.

Peço por gentileza quem puder, compartilhar esse pequeno resumo, ajudando a divulgar estas informações para que mais pessoas se beneficiem.

Paz e Luz!
Terry

Comments